A interiorização do ensino público federal e o desenvolvimento local / The interiorization of federal public education and local development

Authors

  • Gilberto Cechella

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-966

Keywords:

desenvolvimento local, instituições de ensino e a comunidade, expansão da Rede Federal de Ensino.

Abstract

Nos últimos anos houve uma forte expansão da Rede Federal de Ensino. O objetivo do estudo foi analisar o impacto da interiorização da Rede Federal de Ensino nas dimensões do desenvolvimento local – ambiental, cultural, econômica e social. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica com a análise de exemplos que estimulem a compreensão dos fatos. A dimensão econômica é a melhor percebida pelos investimentos realizados, pelo aumento da massa salarial local, pela geração de empregos, pelo aumento na demanda de serviços e pela valorização imobiliária. Na dimensão social destaca-se a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade que aliado as ações afirmativas disponibilizam, na localidade, a oportunidade de formação acadêmica e ascensão social a membros da comunidade. As dimensões cultural e ambiental são mais difíceis de descrever pois dependem das ações, principalmente de extensão, realizadas pelas instituições de ensino. Projeta-se que a interiorização da Rede Federal de Ensino proporcionará uma elevação no IDH das regiões contempladas com a instalação das unidades, e também, uma maior diversidade de propostas para o desenvolvimento local, contemplando as dimensões ambiental, cultural, econômica e social.

 

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Published

2018-12-14

How to Cite

Cechella, G. (2018). A interiorização do ensino público federal e o desenvolvimento local / The interiorization of federal public education and local development. Brazilian Journal of Development, 5(1), 618–630. https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-966

Issue

Section

Original Papers