Estratégia de mediação para o desenvolvimento da leitura e escrita de alunos com dificuldades de aprendizagem / Mediation strategy for the development of Reading and weiting of students with learning difficulties

Josefa Maria Argôlo Pimenta, Almir Milanesi, Maria Lúcia Leite, Fabiano Schaper Portela, Diva Conceição Ribeiro

Resumo


Este trabalho pretende mostrar como a observação em sala de aulasobre os distúrbios e dificuldades de aprendizagem com pessoas com deficiência auditiva e indivíduos portadores de diferentes síndromes foi realizada e como foram envolvidos os sujeitos pesquisados e os pesquisadores. O relato socializa o resultado de práticas dos autores como objetivo de corroborar com o desenvolvimento desses sujeitos em tais habilidades e em tais necessidades bem específicas: Aprender a ler e a escrever. Para tanto, buscou-se em autores como Lemer, Carvalho, González e Vianin, Coll  ancoragenspara o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem desses sujeitos. A pesquisa aconteceu em uma escola estadual de um município do litoral sul da Bahia. Para que os resultados atendessem ao proposto realizou-se uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa de cunho exploratórioem virtude da falta de um conhecimento mais profundo sobre o tema. A análise dos resultados mostra que se faz necessário empreender práticas pedagógicas que contemplem toda a pluridiversidade existente em uma sala de aula, como também a importância de estratégias mediadoras para a aprendizagem desses alunos com transtornos. O resultado mostrou que os sujeitos pesquisados continuam a apresentar lacunas no que tange a aquisição e internalização do conhecimento.


Palavras-chave


Dificuldade de Aprendizagem; Leitura; Escrita; Estratégias; Mediação

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1988. 106 p.

CARVALHO, EdlerRosita – Escola inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico / RositaEdler Carvalho. – Porto Alegre: Mediação, 2008.

CONCEIÇÃO, Ediane – Provas projetivas psicopedagógicas.(Proposta por Jorge Visca) Impresso.

GOLDENBERG, Mírian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 11ª edição, Rio de Janeiro:Editora Record. 2009.

COLL, César, MARCHESI Álvaro, PALACIOS Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da educação escolar. Organizado por César Coll, Álvaro Marchesi e JesúsPalacios. Trad. Fátima Murad – 2ª Ed.- Porto alegre: Artmed, 2004. 2 volume.

_________, _______________,________________. Desenvolvimento psicológico e educação: transtorno de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Organizado por César Coll, Álvaro Marchesi e JesúsPalacios. Trad. Fátima Murad – 2ª Ed.- Porto alegre: Artmed, 2004. 3 volume.

GONZÁLEZ, José Antonio Torres – Educação e Diversidade: Bases didáticas e organizativas.: trad. Ernani Rosa – Porto Alegre: ARTMED Editora. 2002.

LAKATOS, Eva Maria - Metodologia científica/Eva Maria Lakatos, Martins de Andrade Marconi. – m6ª Ed. – m São Paulo: atlas, 2011. 3 volume

LEGRAND – Pequenas Lições / Legrand – Belo Horizonte. Solé Editora. 2007.

LERNER, Delia, Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário / Delia Lerner; trad. Ernani Rosa – Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORESI, Eduardo, Metodologia de Pesquisa. Universidade Católica de Brasília. Brasília – DF, 2003.

NEVES, Iara C. Bitencoburt; SOUZA, Jussara;SCHAFFER, Neiva O.; GUEDES, Paulo Coimbra e klusener, renita –Ler e escrever: compromisso de todas as áreas / organizados por Iara Conceição Bitencourt Neves, Jussara Vieira Souza, Neiva Otero Schaffer, Paulo Coimbra Guedes e RenitaKlusener – 5ª ed. – Porto Alegre: Ed. Universidade UFRGS, 2003.

VIANIN, Pierre. – Estratégias de ajuda a alunos com dificuldades de aprendizagens / Pierre Vianin; tradução: Fátima Murad: revisão técnica: Simone aparecidaCapellini – Porto alegre: Penso. 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.