A avaliação na educação infantil: em discussão o uso do portfólio / Evaluation in early childhood education: discussing use of the portifolio

Jaqueline da Silva Fernandes, Bruna Thawani da Silva Vieira, Heloisa Toshie Irie Saito

Abstract


No contexto da educação básica a avaliação da aprendizagem é constante, a criança é avaliada em diversas situações e por diferentes mecanismos avaliativos. A educação infantil objetivando contemplar o desenvolvimento da criança como um todo pode recorrer ao uso do portfólio como ferramenta avaliativa por se distanciar dos meios tradicionais de avaliação, já que possui características claras e objetivas tanto para o professor quanto para a criança e sua família. O portfólio possui potencial de representar o desenvolvimento infantil nos domínios físico e sócio emocional considerando que pode ser acompanhado tanto pela criança, pela família como pelo professor, pois todos possuem acesso a ele, o que possibilita maior interação entre essas pessoas. Possuindo tal entendimento, discutiremos acerca do uso desse instrumento de avaliação no espaço da educação infantil, conceituando, caracterizando e refletindo sobre a sua utilização e contribuições, analisando sua importância e relevância para o desenvolvimento da criança e do professor. Justifica-se por contemplar algo revelador no âmbito pedagógico e possibilitar um meio avaliativo que orienta o encaminhamento do trabalho do professor e ao mesmo tempo o auxilia para alcançar seus objetivos, permitindo a avaliação do processo de ensino e aprendizagem da criança como um todo. Nesse sentido, serão apresentados materiais selecionados que tratam sobre esse assunto para num primeiro momento caracterizarmos e conceituarmos o portfólio, e em seguida, tratarmos da importância e relevância do mesmo para o desenvolvimento da criança e da prática pedagógica do professor.


Keywords


Avaliação; Educação infantil; Portfólio

References


ALVARENGA, GeorfráviaMontoza. Portfólio: o que é e a que serve? Olho Mágico,Londrina, v.8, n.1, p.18-21, jan./abr. 2001.

ALVARENGA, GeorfráviaMontoza; ARAÚJO, Zilda Rossi. Portfólio: conceitos básicos eindicações para utilização. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.17, n.33 p.146, jan./abr. 2006.

GARDNER, Howard. A criança pré-escolar: como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GIL, Antônio Carlos. Como classificar as pesquisas? In: ______ Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 25-43.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál, Florianópolis, v. 10, n. esp., p. 37-45, 2007.

MARTINS, Lígia Márcia; ARCE, Alessandra. A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos. In: ______ (Org.). Quem tem medo de ensinar na educação infantil? Campinas, SP: Editora Alínea, 2007. p.37-62.

MORO, Catarina. (Desa)fios da avaliação. Revista Educação.Fascículo Especial: Educação infantil, 2 ed. São Paulo, Out, 2011.

MORAES, Dirce Aparecida Foleetto; RAIZER, Cassiana Magalhães. Implantação dos Portfólios Avaliativos nos Centros de Educação Infantil Campus UEL e HU. Londrina, 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; PARENTE, M. C. C Para uma pedagogia da Infância ao serviço da equidade: O portfólio como visão alternativa da avaliação. IN: EncontroInternacional: Portfólios: Uma estratégia de avaliação alternativa. 2009. São Paulo: Anais - Movimenta - Projetos em educação, 2009.

RAIZER, CassianaMagalhães.Portfólio na Educação infantil: desvelando possibilidades para a avaliação formativa. A compreensão sobre o sentido e o significado do portfólio avaliativo. Londrina, 2007.

SHORES, Elizabeth; GRACE, Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Tradução por Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

SOUZA, N. A; RAIZER, C.M. O portfólio avaliativo na educação infantil. In: Congresso Nacional de Educação, 7,Curitiba, 2007, Anais. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, s. d. p. 11-12.

VASCONSELOS, E. C. N.; SOUZA, H. C. F. Portfólio de aprendizagem como instrumento de ressignificação da avaliação e da organização do trabalho pedagógico na educação infantil. IISimpósio luso-brasileiro em estudos da criança- Pesquisa com crianças: desafios éticos e metodológicos. Porto Alegre: RS. UFRGS, 2014.

VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional. v. 6. n. 2. p.149-153, 2002.

VIGOTSKII, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 2006. p. 103-117.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. O Portfólio no curso de Pedagogia:ampliando o diálogo entre professor e aluno. Educ. Soc., Campinas, v.26, n.90, p.291-306, Jan./Abri. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br


Refbacks

  • There are currently no refbacks.