Cadeia de suprimentos da produção de mudas: um estudo de caso / Supply management of the production of seedlings: a case study

Breno Menezes Lustosa Carvalho, Felipe Duarte Diniz Nogueira, Kamilla Rayane Brito Souza

Abstract


O artigo estuda a gestão da cadeia de suprimentos e a sua aplicação para o agronegócio, focando na produção de mudas, uma etapa fundamental da fruticultura. As áreas de atuação da gestão da cadeia de suprimentos, tais como a decisão sobre aquisição ou produção de insumos e matérias-primas, gestão de estoques e outras áreas possibilitam analisar o desempenho das empresas e identificar os pontos que mais interferem no preço final do produto. Através do estudo de caso em uma empresa produtora de mudas, foi possível observar quais os aspectos positivos que a empresa possui e aponta-los como um diferencial competitivo, tal como sua responsividade e preocupação com a qualidade do produto, e os aspectos negativos, tais como ampla dependência de terceiros e perdas derivadas de altos estoques, para os quais foram propostas melhorias que possibilitam uma economia de escala para empresa e uma maior independência.

 

 


Keywords


agronegócio; insumos; desempenho; responsividade.

References


BOWERSOX, Donald J. et al. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006.

CALLADO, Antônio André Cunha. Agronegócio. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: Estratégia, planejamento e operações. 4. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

IBGE. No Vale do São Francisco, Censo Agro colhe dados de frutas que ganham o mundo. Disponível em . Acesso em: 10 ago. 2018.

LOPES, José G. Vasconcelos; ALMEIDA, José I. Lino de; MUNIZ, José O. de Lima. Produtor de Mudas. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

MENDES, Judas T. Grassi; JUNIOR, João B. Padilha. Agronegócio uma abordagem econômica. São Paulo: Pearson, 2007.

OLIVEIRA, Maria Cristina de et al. Manual de viveiro e produção de mudas: espécies arbóreas nativas do cerrado. Brasília: Rede de Sementes do Cerrado, 2016.

RIBEIRO, George Duarte et at. Enxertia em fruteiras. Disponível em . Acesso em: 27 ago. 2018.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.