A criança como protagonista na resolução de problemas no entorno escolar / The child as protagonist in solving problems in the school environment

Authors

  • Soraia dos Santos Mangili Vidal
  • Ingrid Roussenq Fortunato Martins
  • Michele Mezari Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv3n4-87

Keywords:

Protagonismo, Diálogo, Mudança Social

Abstract

O presente trabalho apresenta a forma como o Colégio Marista de Criciúma resolveu um problema relacionado ao trânsito com a participação efetiva das crianças em assembleia. A utilização da prática da Pedagogia da Escuta foi imprescindível para a realização dos encontros. O artigo descreve a atitude de quebra de paradigmas e desenvolvimento da capacidade de ouvir e encaminhar processos, de ouvir o não dito, buscar o inaudível, ver o invisível, de fazer boas perguntas e buscar muitos outros questionamentos que não haviam sido pensados. O texto está embasado no diálogo entre professor e aluno, proposto por Freire (1996) que não se caracteriza pela “palavração”, onde um fala e muitos acatam. A prática destacada é voltada ao diálogo, onde há oportunidade de troca de ideias e tomada de decisões, abrindo espaço para a esperança. Para o autor, a esperança não é inerte e não produz encontros estéreis, mas é a própria produção da emancipação humana. A desesperança, ao contrário, é a esperança que perdeu a razão de ser. O que Freire (1996) propõe é que o educador cuide da esperança para que não vire desesperança, já que ela é geradora de uma realidade distinta. A esperança precisa estar vinculada à criticidade, pois é a crítica que desmitificará uma esperança ingênua. Além do amor e da humildade, Freire cita que para que haja diálogo é preciso ter fé nos homens, pois se não se vê possibilidade de mudança nos homens e no mundo não há diálogo. Essa fé nos homens pode ser descrita aqui também como fé nas crianças e sobre o que elas têm para dizer.

References

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

______. Pedagogia da autonomia. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

______. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

Published

2017-12-08

How to Cite

Vidal, S. dos S. M., Martins, I. R. F., & Oliveira, M. M. (2017). A criança como protagonista na resolução de problemas no entorno escolar / The child as protagonist in solving problems in the school environment. Brazilian Journal of Development, 3(4), 576–587. https://doi.org/10.34117/bjdv3n4-87

Issue

Section

Original Papers