Educação e cidadania: O compromisso dos espaços educacionais na efetivação de uma educação antirracista / Education and citizenship: The commitment of educational spaces in the effectiveness of anti-racist education

Authors

  • Maria Leonilde da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Antônio Rodrigues da Silva Filho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-080

Keywords:

Relações étnico-raciais. Cidadania. Preconceito. Educação.

Abstract

RESUMO

O presente artigo tem como tema Educação e cidadania: o compromisso dos espaços educacionais na efetivação de uma educação antirracista e considerando a necessidade de construir uma educação que contribua para a valorização e o respeito às diferenças, tenciona refletir sobre a importância dos diferentes espaços de conhecimento na efetivação de uma educação cidadã e inclusiva. A partir da análise dos documentos que estabelecem o ensino da história e cultura afro-brasileira, de questionários aplicados a docentes e estudantes de diferentes graduações, bem como diversos referenciais teóricos, buscamos mostrar a necessidade de se pensar uma educação que contemple e valorize os feitos de todos os povos que contribuíram para a formação do povo brasileiro, especialmente aqueles que ainda hoje continuam marginalizados e excluídos dos processos que nos constituem como nação, destacando a importância dos espaços educacionais nesta construção. 

References

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília. MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. 2004, Brasília, DF.

BRASIL. PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade SECAD/MEC. Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas SEPPIR.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, Brasília, 2003. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2003/L10.639.htm Acesso em: 30 de abril. 2019.

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação em direitos humanos e formação de professores. Disponível em:<http://educandoparadiferenca.blogspot.com/2012/11/educacao-em-direitoshumanos-e-formacao.html>. Acesso em 01 jun. 2019.

CARVALHO, Leandro. Lei 10.639/03 e o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/lei10639-03-ensino-historia-cultura-afro-brasileira-africana.htm> Acesso em: 12 maio. 2019.

CARVALHO, Mauro. A construção das identidades no espaço escolar. Revista reflexão e Ação, n.20, nl, p. 209-227, jan./jun.2012.

CAVALLEIRO, Eliane. Educação antirracista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. Eliane Cavalleiro (org.) São Paulo: Selo Negro, 2001.

COELHO, Wilma de Nazaré Baia; SANTOS, Raquel Amorim. Política curricular e relações raciais no Brasil: entre textos e discursos. In: Educação, história e relações raciais: debates em perspectiva. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GARCIA, Maria Manuel Alves. Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos. Revista brasileira de educação, v.15. n.45. pp. 445-455. Set/Dez. 2010.

GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: racismo e antirracismo na educação: repensando nossa escola. Eliane Cavalleiro (org.) São Paulo: Selo Negro, 2001.

LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. [Tradução Isa Tavares]. – 2. ed.- São Paulo: Boitempo, 2008.

NASCIMENTO, João. Ações afirmativas e políticas públicas de inclusão social. Disponível em: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/sociologia/acoes-afirmativaspoliticas-publicas-inclusao-social.htm> Acesso em: 15abril. 2019.

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Pluralidade cultural e orientação sexual. Brasília, MEC, vol. 10, 2000.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas? Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287.

Published

2020-04-06

How to Cite

da Silva, M. L., & da Silva Filho, A. R. (2020). Educação e cidadania: O compromisso dos espaços educacionais na efetivação de uma educação antirracista / Education and citizenship: The commitment of educational spaces in the effectiveness of anti-racist education. Brazilian Journal of Development, 6(4), 17702–17716. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-080

Issue

Section

Original Papers