Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report

Authors

  • Emanuele Naiara Quadros
  • Nayara Queiroz de Santana
  • Renato Salla Braghin
  • Kleber Farinazo Borges
  • Diogo Bertella Foschiera
  • Cezar Grontowski Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-060

Keywords:

Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.

Abstract

Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos.

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Published

2020-04-03

How to Cite

Quadros, E. N., Santana, N. Q. de, Braghin, R. S., Borges, K. F., Foschiera, D. B., & Ribeiro, C. G. (2020). Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report. Brazilian Journal of Development, 6(4), 17445–17449. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-060

Issue

Section

Original Papers