Arquitetura vernácula nas cidades históricas Levantamentos de danos em edificações tombadas: Estudo de caso da igreja Nossa Senhora do Rosário em Caeté / Vernácula architecture in historic cities Damage surveys in building buildings: Case study of the Nossa Senhora do Rosário church in Caeté

Authors

  • Gláucia Nolasco de Almeida Mello
  • Cynara Fiedler Bremer
  • Camila Mara de Brito Bomfim
  • Francielle Ferreira Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-046

Keywords:

Patrimônio Histórico Construído, Manifestações Patológicas, Inspeção Visual.

Abstract

Neste trabalho, foi realizado um estudo das manifestações patológicas ocorridas em um patrimônio histórico, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Caeté/MG. O desenvolvimento do artigo se deu a partir de uma inspeção visual que é o primeiro ensaio não destrutivo a ser realizado quando em uma perícia ou em um simples levantamento de danos de uma edificação. A utilização dessa ferramenta é indispensável na preservação das edificações históricas, no entendimento da ocorrência das manifestações patológicas e no tratamento das mesmas. Desta maneira, o trabalho descreve a metodologia adotada para observação e objetiva avaliar o estado de conservação do bem imóvel por meio do levantamento de danos, que identifica e define as origens das patologias. Posteriormente, serão analisados os dados levantados e indicados diretrizes para os problemas em estudo.

References

ARÊDE, A.; COSTA, A. Inspecção e diagnóstico estrutural de construções históricas: algumas contribuições da FEUP. In: A intervenção no patrimônio. Práticas de conservação e reabilitação. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal, 2003.

BORDIN, Fabiane; MORESCO, Joana Michelon; VERONEZ, Mauricio Roberto; KULAKOWSKI, Marlova Piva. Termografia Infravermelha na detecção de manifestações patológicas em fachadas com revestimento argamassado. Anais do 11º Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de Estruturas. Junho de 2015.

BRITO, L. D. Patologias em estruturas de madeira: metodologia de inspeção e técnicas de reabilitação. Tese (Doutorado em Engenharia de Estruturas)- Universidade de São Paulo, USP. São Carlos, Brasil, 2014, 502 p.

GIL, Augusto Masiero; FERNANDES, Bruno; PACHECO, Fernanda; PRAGER, Gustavo. Análise das manifestações patológicas em uma edificação do patrimônio histórico por meio de Termografia Infravermelha e Inspeção Visual - estudo de caso. Anais do 11º Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de Estruturas. Junho de 2015. ISSN 000-0000.

GIONGO, Leonardo Casales. Análise de Processo Corrosivos de Armaduras em Edificações de Concreto Armado. 2015. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

HELENE, P. R. L. Introdução a corrosão das armaduras. In: Daniel Véras Ribeiro (Org.). Corrosão em estruturas de concreto armado: teoria, controle e métodos de análises. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014

IEPHA. CONSELHO ESTADUAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL DELIBERAÇÃO CONEP Nº 20/2018.

Inventário do Patrimônio Cultural da Arquidiocese de Belo Horizonte: Capela de Nossa Senhora do Rosário – Caeté (MG) / Coordenação: Mônica Eustáquio Fonseca. Belo Horizonte: Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, 2016. 602p. il. (Inventário; 101).

MAGALHÃES, A. C. – Patologia de rebocos antigos. LNEC, Cadernos de Edifícios, nº 2, Outubro de 2002.

PERES, Rosilena Martins. Levantamento e identificação de manifestações patológicas em Prédio Histórico – um estudo de caso. Dissertação de mestrado, Programa em Pósgraduação em Engenharia Civil, UFRGS, Porto Alegre, 2001.

PELLERIN,R F.; ROSS, J.. Nondestructive Evaluation of Wood. Forest Products Society, Madison, WI, USA, 2002.

SERVIÇO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Inventário nacional de bens móveis e integrados: Capela de Nossa Senhora do Rosário, Caeté, Minas Gerais. Brasília: Ministério da Cultura, 1987.

TINOCO, J. E. L. Mapa de Danos Recomendações Básicas.Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada. Textos para Discussão – Série 2: Gestão de Restauro. Olinda, 2009.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Published

2020-04-03

How to Cite

Mello, G. N. de A., Bremer, C. F., Bomfim, C. M. de B., & Santos, F. F. (2020). Arquitetura vernácula nas cidades históricas Levantamentos de danos em edificações tombadas: Estudo de caso da igreja Nossa Senhora do Rosário em Caeté / Vernácula architecture in historic cities Damage surveys in building buildings: Case study of the Nossa Senhora do Rosário church in Caeté. Brazilian Journal of Development, 6(4), 17269–17282. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-046

Issue

Section

Original Papers