Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o moodle / Virtual learning environment (AVA) in distance education (EAD): a study on moodle

Authors

  • Cristiane Regina Dourado Vasconcelos
  • Ana Lúcia Paranhos de Jesus
  • Carine de Miranda Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-433

Keywords:

Ambiente virtual de aprendizagem, Educação a distância, Estudantes, Percepção, Pós-Graduação.

Abstract

O presente trabalho apresenta resultados de um estudo que teve como objetivo investigar a percepção de estudantes sobre o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado no curso de Especialização em Tecnologias e Educação Aberta e Digital da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na modalidade da educação a distância , que é o  MOODLE. O AVA é um espaço online de gerenciamento dos estudos que permite troca de informações, base de conteúdos e interação entre alunos, professores e tutores de forma assíncrona e síncrona. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, realizada a partir de uma investigação exploratória descritiva, que se iniciou com um estudo bibliográfico, seguida pela aplicação de questionário aos estudantes. Além de apresentar a percepção dos estudantes sobre o MOODLE, o artigo suscita relevantes discussões sobre o contexto do ensino a distância no Brasil, e traz contribuições significativas sobre a postura dos estudantes frente aos ambientes virtuais de aprendizagem na formação continuada. O estudo permite inferir que os discentes devem estabelecer uma posição ativa nos ambientes virtuais, buscando uma maior interação, troca e participações nas atividades individuais e em grupo. Para que os recursos de aprendizagem presentes no AVA sejam, efetivamente, utilizados como cenários virtuais de coaprendizagem é necessária uma constante reflexão dos papéis desempenhados pelos estudantes no cumprimento das atividades propostas pelos componentes curriculares.

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Published

2020-03-27

How to Cite

Vasconcelos, C. R. D., Jesus, A. L. P. de, & Santos, C. de M. (2020). Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na educação a distância (EAD): um estudo sobre o moodle / Virtual learning environment (AVA) in distance education (EAD): a study on moodle. Brazilian Journal of Development, 6(3), 15545–15557. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-433

Issue

Section

Original Papers