Análise da prática docente quanto ao desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Itarema-CE / Analysis of teaching practice as to the development of learning assessment in the 5th year of fundamental education in a municipal school in Itarema-CE

Emanuele Ketly de Freitas da Silva, Denize de Melo Silva, Luciana Cavalcante Rodrigues, Antonia Kátia Soares Maciel, Marcos Antônio Martins Lima

Abstract


O presente trabalho teve como a problemática a análise do conhecimento docente na avaliação da aprendizagem de seus alunos, na qual o objetivo geral obteve em analisar a prática docente quanto ao desenvolvimento da avaliação da aprendizagem da turma do 5° ano do ensino fundamental, em que os autores que fundamentaram esta pesquisa foram: Comênio (1966), Perrenoud (1999), Luckesi (1995), Lopes (1991) e Saviani (2008). O método da pesquisa possui abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e exploratória (MINAYO, 2001), o instrumento de coleta de dados utilizado foi um roteiro de entrevista contendo cinco perguntas abertas e o lócus foi em uma escola pública do município de Itarema-CE na qual o sujeito da pesquisa foi um educador. Os resultados apontam que o professor regente usa métodos de avaliação conforme o meio social em que os educandos estão inseridos, observando seus avanços e dificuldades, com o objetivo de avançar o desempenho escolar dos mesmos. Conclui-se que o educador analisa a aprendizagem de seus alunos e utiliza o mais favorável método para a aplicação do ensino para a aprendizagem dos mesmos. É perceptível que nos tempos atuais a avaliação da aprendizagem tem como primórdio uma excelente qualidade de ensino superpondo o saber e o conhecer de seus estudantes.

 


Keywords


Avaliação da aprendizagem. Prática docente. Critério de avaliação.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-404

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