A utilização de placas fotovoltaicas como vantagem competitiva / The use of photovoltaic panels as a competitive advantage
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv5n1-804Keywords:
Sustentabilidade. Energias renováveis. Placas fotovoltaicas.Abstract
Diante do crescimento do consumo de energia mundial, pode-se destacar um item importante para os seres humanos que é, a utilização e a geração de energia, produzida por meio de outras fontes, que não seja fóssil (Borges & Zouain, 2011). Devido a isto o objetivo deste estudo é analisar se a utilização de placas fotovoltaicas traz vantagens competitivas para quem opta por esta fonte de energia, por meio de uma revisão sistemática. Para tal fez-se uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico por meio de um levantamento da produção científica nacional e internacional sobre placas fotovoltaicas como vantagem competitiva no período de 2014 a 2018. As buscas foram realizadas durante o mês de julho de 2018. Considerando os critérios de exclusão definidos selecionou-se 18 artigos que compõem a amostra do estudo. Os resultados comprovam a carência de estudos brasileiros sobre a temática, além da atualidade do tema, pois a maioria das publicações são de 2017 e 2018. Os assuntos mais discutidos entre os estudos selecionados foram, custos de investimentos, viabilidade econômica da implantação das placas fotovoltaicas, incentivos fiscais e governamentais e produção de energia de maneira limpa e sustentável. As vantagens encontradas em relação à utilização de sistemas fotovoltaicos estão ligadas à diminuição dos gastos mensais com energia, aumento da matriz energética e para as empresas é um diferencial competitivo, devido ao aumento da preocupação dos indivíduos com o meio ambiente, já que a energia fotovoltaica não causará tantos danos ambientais, quanto a fonte de energia fóssil. Por fim, o estudo contribui para a análise do investimento e tomada de decisão frente as variáveis econômicas, sociais e ambientais que influenciam na implantação de um sistema de captação de energia solar.
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