Gestão da qualidade na construção civil: uma análise do programa Brasileiro de qualidade e produtividade no habitat (PBQP-H) E DA ISO 9001 / Quality management in civil construction: an analysis of the Brazilian quality and productivity program in the habitat (PBQP-H) AND THE ISO 9001

Paula Beatriz Mendes Duarte, Rômulo Barreto Castelo Branco, Kíria Nery Alves do Espírito Santo Gomes

Abstract


Em uma sociedade cada vez mais conectada e por consequência com maior acesso a informações, a qualidade passa a desempenhar papel essencial para a construção civil, seja no que se relaciona a melhorias processuais, economia na execução de obras, pós-obra e até mesmo no fator marketing.Clientes mais exigentes, conscientes e conectados passam a ter a possibilidade de comparação entre construtoras e seus produtos. Além disso, fatores governamentais, como a exigências de certas certificações para acesso a financiamentos, promovem a busca pela implantação de sistemas de gestão da qualidade. Este trabalho se propõe a analisar a aplicação de conceitos e do sistema de qualidade na construção civil, com foco no Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) e ISO 9001.

 

 


Keywords


Construção Civil, Gestão da Qualidade, PBQP-H, ISO.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de gestão da qualidade - Requisitos. Rio de Janeiro, 2015.

CHAVES, Silvana; CAMPELLO, Mauro. A Qualidade e a evolução das normas série ISO 9000. In: SIMPÓSIO DE EXCÊLENCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA –SEGeT, XIII, 2016, Resende: Faculdades Dom Bosco, 2016.

CRUZ, Amaury Bordall; FERNANDES, Elton; LIMA Solange; ARAÚJO, Renato S.B. de. Uma abordagem comparativa do gerenciamento da qualidade do projeto. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXV, 2006, Fortaleza. Anais. Fortaleza: ENEGEP, 2006. 1 CD-ROM.

CUNHA, Guilherme das Chagas; SILVA, Kananda de Jesus.Avaliacao do manual de uso, operação e manutenção de unidades habitacionais conforme diretrizes da NBR 14037 e NBR 15575.2019. Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharel em Engenharia Civil) – Centro Universitário de Anápolis, Anápolis, 2019.

FERNANDES, Carlos Eduardo Naves; MATSUOKA, Jaqueline Vicente; COSTA, Emiliano Silva. Avaliação do Sistema de Gestão de Qualidade utilizando o MCC – Manutenção centrada na confiabilidade na análise de falhas da construção civil.Revista Getec, v. 7, n. 19, p-72-92, 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, M. E. M. F.; BARBOSA, A. F. B. Sistema de gestão integrada na construção civil. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v. 2, n. 2, p. 1-6, 2017.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LABOMBE, Francisco José Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Administração: princípios e tendências. São Paulo, Saraiva, 2003.

LEAL, Ana Carolina Martelleto; RIBEIRO, Maria Izabel de Paula. Implantação do Sistema de Qualidade na construção civil com ênfase na inspeção de serviço. Revista Projectus, v. 1, n. 4, p. 84-96, 2016.

OLIVEIRA, K. G. S. Análise das Mudanças do Novo SiAC (PBQP-H) e os possíveis impactos no setor da construção civil. Trabalho de Conclusão de Curso(Bacharel em Engenharia Civil) – UFPB, João Pessoa, 2017.

PALADINI, E. P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

PBQP-H. Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. Ministério do Desenvolvimento Regional. 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de Fev. de 2020.

SELEME, Robson; STADLER, Humberto. Controle da qualidade: as ferramentas essenciais. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2010.

SILVA, M. Â. (2009). Desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal). Disponível: http://hdl.handle.net/10773/1715.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-376

Refbacks

  • There are currently no refbacks.