Currículo e cultura: A necessidade de um currículo que vá além dos muros da escola / Curriculum and culture: The need for a curriculum that goes beyond the school walls

Joaquina Ianca dos Santos Miranda, Renan Augusto Moura Cardoso, Alberto Figueredo Damasceno

Abstract


Este artigo tem por objetivo analisar a influência da cultura no currículo escolar, na forma em que a cultura implica na seleção de um currículo, na seletividade dos assuntos a serem abordados. Para tanto, foi necessário compreender a relação entre cultura e currículo, através da análise de artigos e livros, caracterizando a pesquisa como bibliográfica. O texto apresenta a forma como a cultura está incorporada no currículo, de forma estática ou dinâmica como propõe Silva (1999) . As representações sociais são determinantes na elaboração do currículo escolar, no momento que estipulamos o tipo de educação que é cabível ensinar. Inicia-se por falar da cultura e sua relação com o currículo, destacando o currículo como um lugar de disputa (ARROYO, 2011)  e de significação (SILVA, 1999). Em seguida, parte-se para o debate da produção da diferença na Pedagogia Cultural (CORAZZA, 2004) e da importância de trazer o contexto do aluno para a escola (MOREIRA & CANDAU, 2007). A partir dessa análise, foi possível concluir que existe uma multiplicidade cultural que devem ser incorporadas no currículo escolar, a escola não pode ser algo a parte do contexto social do aluno, pois a educação é um reflexo das relações sociais e culturais, e, por esse motivo, deve trabalhar estas representações culturais e sociais que a influenciam na sala de aula, o currículo escolar deve ir além dos muros escolares.


Keywords


Educação; Currículo; Cultura; Pedagogia Cultural.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-373

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