Avaliação da condição nutricional, força e equilíbrio de idosos frequentadores de um grupo de alongamento / Evaluation of nutritional condition, strength and balance of elderly attenders in a stretch group

Henrique Sávio de Freitas Soares, Caroline Rodrigues Marques, Jaqueline Martins Olivério, Murilo Caxito Bitencourt, Paulo Victor Almeida, Susana Luísa Hoffstaedter, Jonatha Cajado Menezes, Marisa Costa e Peixoto

Abstract


Com a senescência ocorre perda fisiológica das reservas funcionais, incluindo osteopenia, sarcopenia e desgaste das articulações. Juntamente com o deterioramento dos sistemas vestibular e visual, esses prejuízos ocasionam uma redução da aptidão física e equilíbrio. Vários são os instrumentos de mensuração física utilizados, como a avaliação do membro superior, Teste Timed up and Go, Teste de Romberg, teste do Alcance Funcional, a Escala de Equilíbrio de Tinetti e a Escala de Equilíbrio de Berg, que estima o equilíbrio dinâmico e estático e o risco de quedas dos indivíduos. Estudo transversal, composto por avaliação nutricional, teste de Sentar e Levantar da cadeira em 30 segundos (TSL) e Escala de Equilíbrio de Berg (EEB). Participaram do estudo, nove mulheres frequentadoras do grupo de alongamento de uma Unidade Básica de Saúde, com idades entre 60 e 80 anos. A maioria das pacientes apresentava doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes mellitus. Quanto ao TSL houve distribuição heterogênea na quantidade de movimentos realizados, com média de 9,5 movimentos. Na EEB, dentre os participantes, notou-se que 25% das participantes atingiu o escore máximo, e as demais atingiram o escore ideal entre 45-56 pontos, demonstrando que não existem riscos de queda e que o paciente possui uma locomoção segura. Conclui-se que existem múltiplos fatores envolvidos na perda de equilíbrio e força muscular nos idosos encontrada, sendo alguns deles a diminuição do metabolismo basal, a presença de comorbidades, a perda de reserva muscular normal do envelhecimento e a falta de atividades físicas.


Keywords


Exercícios de Alongamento Muscular, Força Muscular, Saúde do Idoso, Atenção Primária a Saúde.

References


FREITAS, Elizabete Viana de (ed.). PY, Ligia (ed.). Tratado de geriatria e gerontologia. 4. ed. Reimpr. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

ESQUENAZI, Danuza. SILVA, Sandra R. Boiça da. GUIMARÃES, Marco Antônio M. Aspectos fisiopatológicos do envelhecimento humano e quedas em idosos. HUPE, Rio de Janeiro, v.13, n. 2, p.11-20, 2014.

VEIGA, Bruna et al. Avaliação de funcionalidade e incapacidade de idosos longevos em acompanhamento ambulatorial utilizando a WHODAS 2.0. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 6, p. 1015-1021, 2016.

SOUZA, Ana Carolina da Silva. SANTOS, Gilmar Moraes. Sensibilidade da Escala de Equilíbrio de Berg em indivíduos com osteoartrite. Motriz, Rio Claro, v.18, n.2, p.307-318, abr./jun. 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-371

Refbacks

  • There are currently no refbacks.