Direitos humanos: Dignidade humana e a visão midiática / Human rights: Human dignity and the media view

Ana Cristina Mendes, Fagner Cuozzo Pias, Marcio Jean Malheiro Mendes

Abstract


O presente trabalho traz uma visão histórica e comparada dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana, exemplificando ainda, as principais características dos direitos humanos, com o fim de atrelar tais direitos com a visão midiática do referido tema. Para tanto utilizou-se de pesquisa doutrinaria, bem como de noticiários para a confecção do trabalho. Nota-se que há uma polêmica grande quanto aos direitos humanos e sua aplicabilidade, haja vista, que estes direitos devem ser vistos como um todo, sendo eles direitos de todos para todos, porém há uma grande resistência social para que isso se torne efetivo. O principal objetivo desta pesquisa é coincidir a dignidade humana com os direitos humanos, sendo estes indispensáveis para todos, mas por outro lado, é trazer a visão da mídia quanto ao que supracitado

Keywords


Direitos Humanos. Dignidade Humana. Mídia.

References


ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios: da definição a aplicação dos princípios jurídicos. 12. Ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. DIREITOS HUMANOS OU "PRIVILÉGIOS DE BANDIDOS"? DESVENTURAS DA DEMOCRATIZAÇÃO BRASILEIRA in Novos Estudos CEBRAP. N° 30, julho de 1991 pp. 162-174. Disponível em: http://novosestudos.uol.com.br/v1/files/uploads/contents/64/20080624_direitos_humanos_ou_privilegios_de_bandidos.pdf . Acesso em: setembro de 2016.

COIMBRA, Cecília M. B. Psicologia, Direitos Humanos e Neoliberalismo in Revista Psicologia Política. 2000. Disponível em: http://xa.yimg.com/kq/groups/28164645/570191519/name/direitos+humanos.PDF. Acesso em: setembro de 2016.

DIAS, Reinaldo. Introdução aos Direitos Humanos. Ed. São Paulo: Alínea,2012.

MACHADO, Diego Pereira. Direitos Humanos. 3. Ed. Salvador: JusPODIVM, 2015.

NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. 5. Ed. São Paulo: Método, 2011.

OLIVEIRA, Erival da Silva. Direitos Humanos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

ARTIGO: Ninguém é a favor de bandidos, é você que não entendeu nada . 2014. Disponível em: http://www.amambainoticias.com.br/geral/ninguem-e-a-favor-de-bandidos-e-voce-que-nao-entendeu-nada Acesso em: setembro de 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-368

Refbacks

  • There are currently no refbacks.