Estudo de viabilidade para aplicação de energia eólica em residências populares / Feasibility study for application of wind energy in popular residences

Authors

  • Samuel Silva Batista Cordeiro
  • Maria Isadora Fernandes Braga
  • Rhogério Correia de Souza Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-362

Keywords:

Sustentabilidade, Energia, Vento, Tecnologia.

Abstract

O aumento pela demanda elétrica nos últimos anos é notado e a busca por alternativas menos nocivas ao meio ambiente fez-se necessária, sendo os recursos sustentáveis um importante fator na construção civil, uma vez que busca a interação saudável entre o ser humano e a natureza. O objetivo deste estudo é constatar a viabilidade da aplicação de energia eólica em residências populares e as variáveis que envolve o custo benefício do empreendimento, além de difundir a ideia por meio da disseminação de informações sobre este tipo de produção de energia elétrica. A metodologia usada para atingir o objetivo proposto trata-se do estudo bibliográfico em livros, revistas acadêmicas, artigos e dissertações. Pode-se constatar que o projeto eólico para residências é denominado como microgeração/minigeração e difere-se em alguns aspectos dos parques eólicos, dentre as principais diferenças destaca-se o modelo do aerogerador que são projetados de acordo com as especificações e melhor adequação ao meio urbano, a fim de proporcionarem eficiência e conforto acústico e visual. Por meio da pesquisa pode-se concluir que a implantação de formas de energia sustentável é possível, sendo regulamentada pela Resolução Normativa – REN nº 687/2015, que possibilita ao cidadão gerar a própria energia elétrica e condições para o sistema de compensação do sistema de micro e minigeração distribuída.

 

 

References

ABEEólica – ASS. OCIAÇÃ BRASILEIRA DE ENERGIA EÓLICA. BOLETIM ANUAL DE GERAÇÃO EÓLICA 2016.

ANEEL – AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. CADERNOS TEMÁTICOS ANEEL: MICRO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA, SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. 2016, 2º edição.

ANEEL – AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 687, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2015.

BAZZO, Walter Antônio. DESEMPENHO DE ROTORES DE EIXO VERTICAL TIPO SAVONIUS. 1980. Tese de mestrado, UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.

CEPEL – CENTRO DE PESQUISAS DE ENERGIA ELÉTRICA. ATLAS DO POTENCIAL EÓLICO BRASILEIRO: SIMULAÇÃO 2013. Rio de Janeiro: CEPEL, 2017.

COSTA, Claudia do Valle. POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE FONTES NOVAS E RENOVÁVEIS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: LIÇÕES DE EXPERIÊNCIA EUROPÉIA PARA O CASO BRASILEIRO. 2006. Tese Pós-graduação, COPPE – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

GOMES, Luiz Eduardo Bueno; HENKES, Jairo Afonso. ANÁLISE DA ENERGIA EÓLICA NO CENÁRIO ELÉTRICO: ASPECTOS GERAIS E INDICADORES DE VIABBILIADE ECONOMICA. 2015. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental. V. 3, p. 463-482.

KASPARY, Rosane Maria; JUNG, Carlos Fernando. ENERGIA EÓLICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS VANTAGENS E DESVANTAGENS. 2015. Congresso Nacional de Excelência em Gestão. ISSN 1984-9354.

NUNES, Gillian de Azevedo; MANHÃES, Alex Azeredo. Energia eólica no Brasil: uma

alternativa inteligente frente às demandas elétricas atuais. 2010. Bolsista de Valor: Revista de divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense. V. 1, p. 163-167.

OLIVEIRA, Jônatan Pezzi de. LEVANTAMENTO DAS CURVAS DE TORQUE E POTÊNCIA DE UMA TURBINA EÓLICA DO TIPO DARRIEUS EM LABORATÓRIO. 2017. Monografia, UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

OLIVEIRA, Thiago Fleury Fernandes de; SANTOS, Harlen Inácio dos. USO DA ENERGIA EÓLICA COMO ALTERNATIVA PARA MITIGAR O AGRAVAMENTO DO EFEITO ESTUFA. 2008. Monografia, UCG – Universidade Católica de Goiás.

Published

2020-03-24

How to Cite

Cordeiro, S. S. B., Braga, M. I. F., & Araújo, R. C. de S. (2020). Estudo de viabilidade para aplicação de energia eólica em residências populares / Feasibility study for application of wind energy in popular residences. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14642–14651. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-362

Issue

Section

Original Papers