Arena Deadlock: Uso de atividades lúdicas na educação de nível superior / Deadlock Arena: Use of play activities in higher education

Anderson Pablo de Jesus Santos, Diêgo Pereira da Conceição, Eliel das Virgens Santos, Lucas de Araujo Cirqueira

Abstract


Deadlock é um conceito de impasse entre processos requisitando o mesmo recurso. Em sistemas operacionais esse conceito muitas vezes é apresentado de forma complexa, pois necessita de outros conceitos para ser compreendido. O objetivo é o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro como atividade lúdica para estudantes de computação do nível superior. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre deadlock e atividades lúdicas para criar uma solução que permita o desenvolvimento da aprendizagem dos jogadores. Como materiais, foram utilizados itens de fácil aquisição como quadro branco ou cartolina para representar o campo, pincel marcador ou caneta para desenhar o campo, tampas de refrigerantes para representar os jogadores e os recursos de forma que seja o que for mais prático para os jogadores. Para análise dos resultados foi utilizada a entrevista semiestruturada e não estruturada. Como resultado, foi desenvolvido um jogo capaz de apresentar o conceito de deadlock de forma lúdica possibilitando aos alunos um maior aproveitamento do conteúdo.  

 


Keywords


Jogo educativo, Ensino-aprendizagem, Deadlock, Sistemas operacionais.

References


ALVES, F. Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. 2. ed. [s. L.]: Dvs Editora, 2015. 190 p.

CHOFFNES, D. R.; DEITEL, H. M.; DEITEL, P. J. Sistemas operacionais. 3. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

COSTA, V.G. A formação dos formadores de professores de matemática e a ludicidade. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, [S. l.], 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT19-2651--Int.pdf. Acesso em: 16 ago. 2019.

COFFMAN, JR. E. G; ELPHICK, M. J. E; SHOSHANI, A. System deadlocks. Computing

Surveys, v. 3, n. 2, p. 67-78, 9 jun. 1971.

MAZIERO, C. A. Sistemas operacionais: conceitos e mecanismos. Paraná: Pearson Education do Brasil, 2017. 361 p.

PRADO, L. L. Jogos de tabuleiro modernos como ferramenta pedagógica: pandemic e o ensino de ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, Foz do Iguaçu, v. 02, n. 02, p.26-38, jul./dez. 2018.

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 1. ed. Curitiba, PR: Ibpex, 2013. 248 p.

TANENBAUM, A.S. Sistemas operacionais modernos. 4. ed. São Paulo: Pearson

Universidades, 2015. 778 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-359

Refbacks

  • There are currently no refbacks.