Perfil socioeconômico de mulheres feirantes do Estado de Alagoas, Brasil: Liderança e empoderamento feminino camponês / Socioeconimic profile of market women os Alagoas State, Brazil: Female peasant leadership and empowerment

Jessé Rafael Bento de Lima, Clayton dos Santos Silva, Romário Guimarães Verçosa de Araújo, Jonas Olimpio de Lima Silva, Arlla Katherine Xavier de Lima, João Manoel da Silva, Tania Marta Carvalho dos Santos, Jakes Halan de Queiroz Costa

Abstract


No Brasil, as mulheres do campo vivenciam uma realidade de invisibilidade e desvalorização do seu trabalho, mesmo executando atividades semelhantesàs dos homens. Diante deste contexto, objetivou-se por intermédio deste estudo, traçar o perfil social de mulheres feirantes do Estado de Alagoas, Brasil. Foram realizadas entrevistas individuais com mulheres que trabalham em feiras agroecológicas no município Maceió, capital do estado, por meio de questionário semiestruturado. A atividade de comercialização proporcionou além do incremento da renda, a possibilidade de melhoria da qualidade de vida individual e familiar, transformando-as em mulheres mais confiantes e empoderadas enquanto cidadãs e camponesas autônomas.


Keywords


agroecologia, feiras agroecológicas, feminismo, movimentos socais.

References


ALMEIDA, L. C.; SILVA, J. M.; NASCIMENTO, S. P. G.; ARAÚJO, R. G. V.; SILVA, C. S.; LIMA, J. R. B.; CRISTO, C. C. N.; SANTOS, T. M. C.; COSTA, J. H. Q. Perfil social e percepção de feirantes sobre agricultura de base orgânica e agroecológica. Ciência Agrícola, Rio Largo, v.16, p.71-74, 2018.

BURG, I. C. As mulheres agricultoras na produção agroecológica e na comercialização em feiras no sudoeste paranaense. 2005. 131 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) – Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

DALLER, V. L. O. O Empoderamento da mulher e a igualdade de gênero: coopergênero uma política pública de cooperativismo. Coletânea de artigos apresentados no I Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). Brasília, p.1-17, 2010.

FELDENS, F. O Homem a Agricultura a História. 1ª edição. Lajeado/RS. Editora Univates, 2018.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Disponível em: . Acesso em: 05 de fevereiro de 2019, 2017.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Editora Vozes, 1ed., São Paulo, 1997.

MAURER JUNIOR, O. O papel da mulher na comunidade primitiva, 2011, . Acesso em: 3 de fevereiro de 2019.

OLIVEIRA, E. Resumo - "Pré-História" e a "origem do Homem", 2009, . Acesso em: 8 de dezembro de 2018.

SILIPRANDI, E. Mulheres agricultoras no Brasil: sujeitos políticos na luta por soberania e segurança alimentar, 2010.

THOMAZ, A. J.O Papel da Mulher na Luta pela Terra. Uma Questão de Gênero e/ou Classe?, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-358

Refbacks

  • There are currently no refbacks.