A importância da relação professor-aluno em sala de aula a partir dos conceitos winnicottianos / The importance of the teacher-student relationship in the classroom based on Winnicottian concepts

Authors

  • Othon Albuquerque Pontes de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Nilmara Andrade Lima
  • Xênia Diórgenes Benfatti
  • Marcia Maria Alves Pereira Osório de Castro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-351

Keywords:

Winnicott. Psicanálise. Sala de aula. Professor-aluno. Monitoria.

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação de mediação professor-aluno no exercício da monitora. Neste artigo científico abordar-se-á a relação docente-discente em sala de aula numa perspectiva winnicottiana. O objetivo geral do estudo é investigar como se dá a relação de vínculo entre professor e aluno na sala de aula. Os dados coletados são de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos adotados foram entrevista semi-estruturada, pesquisa bibliográfica e observações. Como conclusão do estudo pode-se afirmar que os fundamentos propostos por Winnicott são pertinentes para serem avaliados e utilizados em metodologias de ensino- aprendigem.

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Published

2020-03-24

How to Cite

de Oliveira, O. A. P., Lima, N. A., Benfatti, X. D., & de Castro, M. M. A. P. O. (2020). A importância da relação professor-aluno em sala de aula a partir dos conceitos winnicottianos / The importance of the teacher-student relationship in the classroom based on Winnicottian concepts. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14467–14472. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-351

Issue

Section

Original Papers