Assistência estudantil psicossocial: caracterização do acolhimento em um projeto de extensão na UFPA / Psychosocial student assistance: characterization of welcoming in an extension project in UFPA

Authors

  • Aline Pereira Almeida
  • André Maurício Lima Barretto
  • Daniela Ferreira Leite de Oliveira
  • Lorena do Socorro Prazeres da Silva
  • Lucas Cunha Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-347

Keywords:

acolhimento, saúde mental, assistência estudantil.

Abstract

O presente artigo visa abordar a proposta de acolhimento inserido no projeto de extensão “Clínica de Psicologia: um olhar em atenção à saúde do estudante da UFPA”, vinculado ao programa de assistência estudantil da Universidade Federal do Pará que tem por finalidade propiciar aos estudantes universitários um espaço de escuta e atenção para tratar questões referentes à saúde mental. Para tanto, o acolhimento se dá na perspectiva interdisciplinar entre os campos de psicologia e serviço social enquanto um trabalho em conjunto para ampliar o acesso à informação bem como orientação ao melhor tratamento voltado para a saúde mental.

References

BRASIL. Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010. Regulamenta o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Brasília: 2001. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2010/Decreto/D7234.htm.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. 4. reimp. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

FREUD, Sigmund. Os caminhos de formação de sintomas. In: FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 475-500.

FREUD, Sigmund. Inibição, sintoma e angústia. In: FREUD, Sigmund. Inibição, sintoma e angústia, O futuro de uma ilusão e outros textos (1926-1929). São Paulo: Companhia das Letras, 2014. p. 475-500.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: CFESS; ABEPSS; Cead/NED-UnB. Capacitação em Serviço Social e política social: o trabalho do assistente social e as políticas sociais. Módulo 4. Brasília: CEAD, 2000. p. 01-16.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da organização Mundial da Saúde (OMS/WHO). 1946. Disponível em:

http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-sa%C3%BAde/constituição-da-organizcao-mundial-da-saude-omswho.html. Acesso em 15/02/2019.

RODRIGUES, Jeferson; BROGNOLI, Felipe Faria. Acolhimento no Serviço de Atenção Psicossocial. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental, v. 6, n. 13, p. 61-74, 2014.

SILVA JUNIOR, Aluisio Gomes da; MASCARENHAS, Mônica Tereza Machado. Avaliação da atenção básica em saúde sob a ótica da integralidade: aspectos conceituais e metodológicos. In: PINHEIRO, Roseni; MATTOS, Ruben Araújo de (Org.). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: CEPESC-UERJ/ABRASCO, 2005. p. 241-257.

Universidade Federal do Pará. Superintendência de Assistência Estudantil. Instrução Normativa SAEST/UFPA Nº 12, de 2 de janeiro de 2018. Belém: 2018. Disponível em: http://saest.ufpa.br/documentos/instrucao.normativa/2018/IN.12.2018.Programa.Estudante.S audavel.pdf. Acesso em 15/03/2019.

Universidade Federal do Pará. Superintendência de Assistência Estudantil. Relatório anual de atividades 2018. Belém: 2018.

VASCONCELOS, Ana Maria de. Serviço Social e práticas democráticas na saúde. Ana Elizabete Mota (Org.). In: Serviço Social e saúde: formação e trabalho profissional. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 24.

VASCONCELOS, Eduardo Mourão. Saúde mental e serviço social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. In: Saúde mental e serviço social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 35-39.

Published

2020-03-24

How to Cite

Almeida, A. P., Barretto, A. M. L., Oliveira, D. F. L. de, Silva, L. do S. P. da, & Rodrigues, L. C. (2020). Assistência estudantil psicossocial: caracterização do acolhimento em um projeto de extensão na UFPA / Psychosocial student assistance: characterization of welcoming in an extension project in UFPA. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14402–14415. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-347

Issue

Section

Original Papers