Construção da identidade profissional do professor de educação física na perspectiva do preceptor da residência pedagógica / Construction of the professional identity of the physical education teacher from the perspective of the pedagogical residence preceptor

Maria Luiza da Costa Borim, Francielli Ferreira da Rocha Romero, Leonardo Cordeiro de Queiroz, Bruna Solera, Patric Paludett Flores, Luciana Ferreira, Ana Luiza Barbosa Anversa, Vânia de Fátima Matias de Souza

Abstract


O presente artigo tem como objetivo analisar como contribuições da residência pedagógica na construção de identidade do futuro professor a partir dos olhares preceptores da Educação Física vinculada à Universidade Estadual de Maringá. Para tanto adotar o método qualitativo, faça o tipo descritivo-exploratório. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com preceptores da residência, de modo a identificar as contribuições da residência pedagógica para a formação da identidade profissional do residente e suas visualizações e opiniões sobre uma importante importância na formação profissional dos mesmos. Os resultados revelaram a importância de ter uma formação profissional rica em experiências e de conhecimentos teóricos e práticos, tendo em vista a necessidade de aproximação da universidade com uma escola.

 

 


Keywords


Formação Profissional; Identidade Docente; Preceptoras Residência Pedagógica.

References


ARANGO, Diana Elvira Soto; GARCIA, Jose Pascual Mora; JARDILINO, José Rubens Lima . Formación de Docentes Y Modelo Pedagógico En La Uptc. Revista Historia de la Educación Latino americana. Tunja, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Vol. 29, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, p.229, 2011.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27, 2016.

DUBAR, Claude.; TRIPIER, Pierri; BOUSSARD, Valerie. Sociologie des professions. Paris: Armand Colin, 2011

DUBAR, Claude. A Construção De Si Pela Atividade De Trabalho: A Socialização Profissional. Cadernos de Pesquisa v.42 n.146 p.351-367 maio/ago. 2012.

DUBAR, Claude. La Socialisation, construction des identités sociales et professionnelles. 4. ed. Paris: Armand Colin, 2010.

FIGUEIREDO, Campos Zenolia. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril de 2004.

FLORES, Patric Paludett; et al.. Formação inicial de professores de Educação Física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação física e esporte, v. 17, p. 1-8, 2019.

FUNDAÇÃO CAPES GOV, Residência Pedagógica. Maio, 2018.

GARCEZ, Andrea; DUARTE, Rosalia; EISENBERG, Zena. Produção e análise de vídeo gravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011.

GIGLIO, Benedicto Maria Celia; LUGLI, Genta Silvana Rosario. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do programa de residência pedagógica na unifesp. N.46, 2013

MAIA, Christiane Marrtinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. IESDE Brasil S.A, 2009.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

OLIVEIRA, Wilandia Mendes. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. RESUMO, Inesul, Londrina, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-339

Refbacks

  • There are currently no refbacks.