Construção da identidade profissional do professor de educação física na perspectiva do preceptor da residência pedagógica / Construction of the professional identity of the physical education teacher from the perspective of the pedagogical residence preceptor

Authors

  • Maria Luiza da Costa Borim Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Francielli Ferreira da Rocha Romero
  • Leonardo Cordeiro de Queiroz
  • Bruna Solera
  • Patric Paludett Flores
  • Luciana Ferreira
  • Ana Luiza Barbosa Anversa
  • Vânia de Fátima Matias de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-339

Keywords:

Formação Profissional, Identidade Docente, Preceptoras Residência Pedagógica.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo analisar como contribuições da residência pedagógica na construção de identidade do futuro professor a partir dos olhares preceptores da Educação Física vinculada à Universidade Estadual de Maringá. Para tanto adotar o método qualitativo, faça o tipo descritivo-exploratório. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada com preceptores da residência, de modo a identificar as contribuições da residência pedagógica para a formação da identidade profissional do residente e suas visualizações e opiniões sobre uma importante importância na formação profissional dos mesmos. Os resultados revelaram a importância de ter uma formação profissional rica em experiências e de conhecimentos teóricos e práticos, tendo em vista a necessidade de aproximação da universidade com uma escola.

 

 

References

ARANGO, Diana Elvira Soto; GARCIA, Jose Pascual Mora; JARDILINO, José Rubens Lima . Formación de Docentes Y Modelo Pedagógico En La Uptc. Revista Historia de la Educación Latino americana. Tunja, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia. Vol. 29, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, p.229, 2011.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27, 2016.

DUBAR, Claude.; TRIPIER, Pierri; BOUSSARD, Valerie. Sociologie des professions. Paris: Armand Colin, 2011

DUBAR, Claude. A Construção De Si Pela Atividade De Trabalho: A Socialização Profissional. Cadernos de Pesquisa v.42 n.146 p.351-367 maio/ago. 2012.

DUBAR, Claude. La Socialisation, construction des identités sociales et professionnelles. 4. ed. Paris: Armand Colin, 2010.

FIGUEIREDO, Campos Zenolia. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 89-111, janeiro/abril de 2004.

FLORES, Patric Paludett; et al.. Formação inicial de professores de Educação Física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação física e esporte, v. 17, p. 1-8, 2019.

FUNDAÇÃO CAPES GOV, Residência Pedagógica. Maio, 2018.

GARCEZ, Andrea; DUARTE, Rosalia; EISENBERG, Zena. Produção e análise de vídeo gravações em pesquisas qualitativas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n.2, p. 249-262, mai./ago. 2011.

GIGLIO, Benedicto Maria Celia; LUGLI, Genta Silvana Rosario. Diálogos pertinentes na formação inicial e continuada de professores e gestores escolares. A concepção do programa de residência pedagógica na unifesp. N.46, 2013

MAIA, Christiane Marrtinatti; SCHEIBEL, Maria Fani; URBAN, Ana Claudia. Didática: organização do trabalho pedagógico. IESDE Brasil S.A, 2009.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

OLIVEIRA, Wilandia Mendes. Uma abordagem sobre o papel do professor no processo ensino/aprendizagem. RESUMO, Inesul, Londrina, 2014.

Published

2020-03-23

How to Cite

Borim, M. L. da C., Romero, F. F. da R., de Queiroz, L. C., Solera, B., Flores, P. P., Ferreira, L., Anversa, A. L. B., & de Souza, V. de F. M. (2020). Construção da identidade profissional do professor de educação física na perspectiva do preceptor da residência pedagógica / Construction of the professional identity of the physical education teacher from the perspective of the pedagogical residence preceptor. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14306–14317. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-339

Issue

Section

Original Papers