Atuação de bibliotecárias no programa de admissão da UFRJ / Performance of librarians in the UFRJ admission program

Authors

  • Luciana Ferreira Machado
  • Cássia Costa Rocha Daniel de Deus
  • Zoraide Dantas Ribeiro Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-325

Keywords:

Bibliotecárias, Competência em Informação, Programa de Admissão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

O presente trabalho aborda, sob a perspectiva da competência em informação, a participação efetiva de Bibliotecárias, técnicos administrativos em educação, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no desenvolvimento do Programa de Admissão de novos servidores, por meio de concurso público. Contextualiza o ambiente universitário como produtor do conhecimento e a importância dos técnicos administrativos em educação nessa dinâmica, em consonância com a busca da melhoria contínua na gestão pública. Ressalta que o Programa de Admissão foi concebido em 2018, e tem por intenção promover a adaptação dos servidores recém-concursados, no ambiente de excelência do ensino. Descreve a experiência no acolhimento, primeira fase do Programa de Admissão, desde a concepção, pautados em autores no contexto da competência informacional. Aponta para o produto da experiência: a elaboração de uma cartilha com a apresentação da estrutura administrativa da Universidade, e das principais fontes de informação inerentes a sistemática do funcionamento institucional, que auxiliam a prática laboral dos servidores. O método para organização da cartilha e a dinâmica de sua concepção são evidenciados, com objetivo de nortear e incentivar iniciativas semelhantes. Destaca como as Bibliotecárias, sob a perspectiva da competência em informação, podem ampliar o seu raio de atuação na gestão pública da Universidade, por meio da colaboração com as instâncias superiores.

References

BEHR, A.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, maio/ago. 2008.

DEUS, Cássia C. R. D. et al. Informações e Orientações aos Servidores Recém-Admitidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cartilha Orientadora. Rio de Janeiro: SINTUFRJ. 2018. 51f.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/download.php/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029> . Acesso em: 18 mar. 2019.

DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, p. 23-35, jan./abr.2003.

HATSCHBACH, Maria Helena de Lima. Information literacy: aspectos conceituais e iniciativas em ambiente digital para o estudante de nível superior. 2002. 108f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

PIMENTEL, Fernando Guimarães; SIMAS, Karla; BARROS, Rejane. Programa de Admissão de novos servidores da UFRJ: experiências e projetos futuros. Cadernos de resumos do SINTAE. 2018.

Published

2020-03-23

How to Cite

Machado, L. F., Deus, C. C. R. D. de, & Freitas, Z. D. R. (2020). Atuação de bibliotecárias no programa de admissão da UFRJ / Performance of librarians in the UFRJ admission program. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14096–14101. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-325

Issue

Section

Original Papers