A transformação da informação em conhecimento – Uma trajetória possível e aplicável na Biblioteca Escolar / The transformation of information into knowledge - A possible and applicable trajectory in the School Library

Andrea Ribeiro Ramos

Abstract


Este trabalho apresenta como estudo de caso o II Encontro Técnico de Bibliotecários da rede SESI-SP. Tem o propósito de investigar a transmissão de informação em explanações orais – palestras técnicas e motivacionais, para gerar conhecimento, bem como, o uso no dia a dia da biblioteca escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória no referido encontro técnico, associada a pesquisa bibliográfica e de campo. Obteve-se como resultado que o impacto das ações educacionais de transmissão de informação e sua aplicabilidade no dia a dia da biblioteca escolar está intimamente alinhado ao domínio e clareza do assunto abordado pelo palestrante, ou seja, a transmissão da informação de maneira efetiva e inclusiva a todos, no entanto, o contexto de aprendizagem influi e perpassa o aprendiz durante o percurso formativo. O que se pode concluir, é que, segundo a percepção dos respondentes, é que a comunicação, traço intrínseco do ser humano, verbal e não verbal necessita de um planejamento específico e de conhecimentos aprofundados para que possa ser aplicada de maneira efetiva e eficaz no desempenho das atividades diárias da biblioteca escolar, para transformar a informação em conhecimento e, deste modo, colaborar com o desenvolvimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Agenda 2030 da ONU, em que o Brasil é signatário.


Keywords


Transmissão de Informação, Conhecimento, Comunicação Verbal e não verbal, Biblioteca Escolar, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

References


BARBOSA, Jacqueline Peixoto. Trabalhando com os gêneros de discurso: argumentar. São Paulo: FTD, 2005.

BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2012.

CEPED - Centro Profissional de Educação à distância. Oratória: a arte de falar em público. Módulo I e II. Disponível em: . Acesso em: 10 de março de 2017.

CLUBE DA FALA. Oratória e fonoaudiologia. Técnicas e regras de oratória. disponível em: . Acesso em: 18 de março de 2017.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução: José Carlos Eufrázio. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MENINO, Sergio Eugênio. Educação Profissional e Tecnológica na Sociedade do Conhecimento. São Paulo: Centro Paula Souza, 2014. (Coleção Fundamentos e Práticas em Educação Profissional, v. 2).

PETEROSSI, Helena Gemignani; ITOCAZU, Neide Aquemi. As novas tecnologias de informação e a prática docente. PETEROSSI, Helena Gemignani, MENESES, João Gualberto de Carvalho. Revisitando o saber e o fazer docente. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. Cap. 6, p. 103-113.

POLITO, Reinaldo. Superdicas para falar bem: em conversas e apresentações. São Paulo: Saraiva, 2012.

SAMPIERI, H. R.; COLLADO, C. F.; LUCIO M. P.B. Metodologia de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Penso Editora, 2013

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-317

Refbacks

  • There are currently no refbacks.