A importância da descentralização do PNAE para a efetivação de suas propostas / The importance of the decentralization of national school feeding program for the effectiveness of its proposals

Áquila Matheus de Souza Oliveira, Luanny da Silveira Siqueira

Abstract


O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE é uma das políticas públicas mais antigas do Brasil, ele tem como objetivo central a promoção de hábitos alimentares saudáveis através da alimentação escolar, porém, sabe-se a imensa dificuldade que o programa perpassa para a efetivação daquilo que propõe. Assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar a importância do processo de descentralização do PNAE para a efetivação de suas propostas. Para isso, ancorou-se em pesquisas bibliográficas e documentais, possuindo caráter qualitativo. O estudo evidenciou que a descentralização do PNAE viabilizou o melhor cumprimento de uma série de diretrizes que guiam o programa, no entanto, ainda hoje é notória a falta de alcance dos seus objetivos, como por exemplo, a adequação dos cardápios aos hábitos alimentares dos beneficiários, a aceitação da alimentação escolar pela maioria dos alunos evitando o desperdício de dinheiro público e o cumprimento de sua intenção como política pública que é a formação de hábitos alimentares saudáveis a partir da alimentação escolar. Isso decorre devido à má condução na implementação do programa.

Keywords


Alimentação escolar; PNAE; Hábito alimentar.

References


BEZERRA, J.A.B. Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar. Rev. Bras. de Educ., Fortaleza, v.14, n.40, p.103-115, jan.abr. 2009.

________. O estado da arte dos estudos sobre a merenda escolar no Brasil. In: BEZERRA, J.A.B.; CAVALCANTE, M.J.M (Org.), História da educação: Instituições, protagonista e práticas. Fortaleza: Editora da UFC, 2005.

________. Regionalização de cardápios, fortalecimento das economias locais e participação da população na gestão descentralizada da merenda escolar. Educ. em Deb. v.1. n.51-52. p.86-93. 2006.

BRASIL. Lei 8.913, de 12 de julho de 1994. Dispõe sobre a municipalização da merenda escolar. Brasília, 1994.

________. Lei n° 11.947, de 16 de julho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do programa dinheiro na escola aos alunos da educação básica: diário oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 2009.

________. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, 2012.

________. Ministério da Saúde. Guia alimentar para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

BOOG, M.C.F. Educação em nutrição: integrando experiências. Campinas, SP: Komedi, 2013.

BOOG, M.C.F. O professor e a alimentação escolar: ensinando a amar a terra e o que a terra produz. Campinas, SP: Komedi, 2008.

GABRIEL, C.G. et al. Planejamento de cardápios para escolar públicas municipais: reflexão e ilustração desse processo em duas capitais brasileiras. Rev. de. Nutr., Campinas, v.3, n.25, p.363-372, maio, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-305

Refbacks

  • There are currently no refbacks.