A prática do desenho técnico à mão no século XXI / The practice of technical hand drawing in the XXI century

Valthemís Nunes de Lima, Mariana Lemos Peixoto Lima, Bárbara Barbosa Castelo Branco, Camila Bandeira Pinheiro Landim, Lara Barrocas Soares Esmeraldo

Abstract


Este trabalho estudou a dispensabilidade do ensino técnico através da prática de desenhos técnicos feitos à mão com auxílio de materiais de desenho e precisão em razão do avanço tecnológico digital e exigências contemporâneas que são circunstanciais à formação do profissional arquiteto e urbanista no século XXI. Portanto, objetivou-se estudar a viabilidade dessa metodologia de ensino apresentando a função de diferentes tipos de desenhos na comunicação técnica-profissional do arquiteto e urbanista, demonstrando a importância do desenho bidimensional e verificando quais as vantagens e desvantagens de ensinar o desenho técnico através do desenho à mão, segundo o acompanhamento em sala de aula e laboratório de desenho da disciplina de  Desenho Arquitetônico e Urbanístico (DAU). 


Keywords


Desenho técnico. Desenho artístico. Desenho técnico auxiliado por materiais de desenho e precisão. Desenho técnico auxiliado por computador. Metodologia de ensino do desenho técnico à mão.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492: Representação de projetos de arquitetura. Rio de Janeiro, p. 24. 2002.

DIAS, João; RIBEIRO, Carlos Tavares; SILVA, Arlindo, SOUSA, Luís (2002), Desenho Técnico Moderno, 3ª edição, Lidel – Edições Técnicas LDA, Lisboa, Portugal.

MONTENEGRO, Gildo A. Desenho arquitetônico. 4ª edição. São Paulo: Editora Blucher, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-303

Refbacks

  • There are currently no refbacks.