A cidade como espaço de educação patrimonial: O direito à história e à memória / The city as a space for heritage education: The right to history and memory

José Heleno Ferreira

Abstract


Este artigo tem como objetivo analisar os processos históricos relacionados às políticas para o patrimônio cultural no Brasil, discutindo, para isso, conceitos chave, tais como patrimônio cultural, patrimônio material, patrimônio imaterial, pertencimento, referências culturais e educação. Busca-se também afirmar a importância da educação patrimonial para a efetividade do direito à história e à memória. Afirma-se ainda, a partir do relato das experiências do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud – UEMG), a cidade como lócus privilegiado para a educação para o patrimônio. Por fim, apresenta considerações sobre o acervo – físico e virtual – que vem se constituindo com o acúmulo de experiências com a educação patrimonial na cidade de Divinópolis MG, no âmbito do Cemud – UEMG, e as possibilidades de estudos e pesquisas a partir da análise destas experiências e disponibilização deste acervo à comunidade. Por fim, o texto convida leitores e leitoras a assumirem os desafios anteriormente citados.


Keywords


educação patrimonial, direito à cidade, pertencimento, educação

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-299

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