Temas centrais e deliberações dos conselhos municipais de educação sob o enfoque do patrimonialismo brasileiro / Central topics and resolutions of municipal education councils under the focus of brazilian patrimonialism

André do Nascimento Lima, Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, Josafá da Conceição Clemente, Neli Moraes da Costa Mesquita, Márcia Maria Pereira Ferreira

Abstract


Este artigo objetiva analisar os temas centrais e deliberações dos Conselhos Municipais de Educação da microrregião do Bico do Papagaio, Tocantins, à luz do patrimonialismo. A metodologia teve como base a pesquisa quali-quantitativa e na coleta de dados utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a conselheiros e secretários de educação dos municípios: Augustinópolis, São Miguel e Tocantinópolis. Examinaram-se os dados mediante o referencial teórico-metodológico sobre patrimonialismo e controle social. Os resultados obtidos apontam limitação e incipiência nos Conselhos, pois a forma de constituição dos governos locais afeta o exercício do controle social pelos colegiados.


Keywords


Conselho Municipal de Educação, Patrimonialismo, Controle Social

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-296

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