Ferramentas de apoio à gestão e as influências nos negócios: plano de negócio (PN) e business Model Canvas (BMC) / Management support tools and business influences: business plan (PN) and business Model Canvas (BMC)

Emerson Oliveira de Almeida, Anderson Katsumi Miyatake, Mariza Akiko Utida

Abstract


O trabalho busca compreender a importância e a influência que as ferramentas de apoio à gestão têm na construção e manutenção do negócio, e desenvolver estratégias que permitam minimizar os riscos existentes no mercado. Dessa forma, o problema de pesquisa é: Como as ferramentas de apoio à gestão podem alavancar a chance de sucesso diminuindo a mortalidade nos negócios? Utilizando a revisão de literatura, os objetivos são: Compreender as características do Plano de Negócios e do Canvas e verificar como as ferramentas podem ajudar as organizações. A integração das ferramentas reduz as incertezas provenientes dos elementos internos e externos da organização, além de promover constantes avaliações das diretrizes e correções necessárias no modelo de negócio adotado pelo empreendedor. O Canvas e o Plano de Negócio englobam mecanismos que sistematizam esse processo de maneira didática, com a organização das ideias, ações, análise e percepções fundamentais para criação e manutenção do negócio.


Keywords


Ferramentas de gestão; Plano de negócio; Canvas.

References


BARON, R. A.; SHANE, S. A. Empreendedorismo – uma visão do processo. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. Editora de Cultura, 2006.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo – transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

EMPRESÔMETRO. Estatísticas do Brasil. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2015.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation – inovação em modelos de negócio. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007.

SEBRAE. Causa Mortis – o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. São Paulo. 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-295

Refbacks

  • There are currently no refbacks.