O reconhecimento da diversidade étnico – racial em uma escola estadual de Teresina à luz da lei 11.645/08 / Recognition of ethnic and racial diversity in a state school in Teresina in light of law 11.645 / 08
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-289Keywords:
Diversidade étnico-racial. Políticas Públicas. Educação.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino de História da África, Cultura Afro – Brasileira e História Indígena no ensino fundamental e médio, no intuito de compreender como a mesma vem sendo percebida e reconhecida por gestores, docentes e discentes de uma escola estadual localizada na cidade de Teresina. Como estratégia metodológica, foram realizadas entrevistas semi – estruturadas com gestores e docentes, e rodas de conversa com os discentes. Com isso, foi possível compreender como a lei 11.645/08 vem sendo percebida e empregada na referida escola.References
BRASIL (2003). Lei nº 10.639, de 20 de dezembro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília, dez 2003.
BRASIL (2008). Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Brasília DF, mar 2008.
CUNHA JUNIOR, H.. Diversidade Etnocultural e Africanidades. In: JESUS, R. F.; ARAUJO, M. S.; CUNHA Jr. H. (Org.). Dez Anos da Lei 10.639/2003: Memórias e Perspectivas. Fortaleza: Edições UFC, 2013, v. 1, p. 23-46.
GUSMÃO, N. M. M.. A Lei 10 639/2003 e a formação docente: desafios e conquistas. In: JESUS, R. F.; ARAUJO, M. S.; CUNHA Jr. H.. (Org.). Dez Anos da Lei 10.639/03. Memórias e perspectivas. Fortaleza/CE: Edições UFC, 2013, v. 1, p. 47-61.
GUSMÃO, N. M. M.. Antropologia e Educação: história e trajetos / Faculdade de Educação - Unicamp. In: GROSSI, Mirian Pillar; TASSINARI, Antonella; RIAL, Carmen. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Florianópolis / SC: Nova Letra / ABA, 2006, v. , p. 299-331.
MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Identidades fragmentadas: A construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Edição. Campinas, SP: Mercado de letras, 2002. 232p. p.
MUNANGA, K.. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: Identidade Nacional versus Identidade Negra. Petrópolis: Vozes, 1999. 140p .
OLIVEIRA, Ariene Gomes De; LAGE, Allene De Carvalho. Educação e diversidade religiosa: onde está o conhecimento sobre a tradição religiosa africana na vivência da lei 10.639/03?. Horizontes, [S.L.], v. 34, n. 1, p. 45-54,jan./jul. 2016. Disponível em: < https://doi.org/10.24933/horizontes.v34i1.339>.Acesso em: 10 jan. 2019.
ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. 5 ed. São Paulo: BRASILIENSE, 1994.
TAYLOR, Charles. Multiculturalismo: examinando a política de reconhecimento. Princeton University Press, 1994.