Formação, identidade e desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia: análise em contextos escolares e não-escolares / Formation, identity and professional development of the graduate of the Pedagogy course: analysis in school and non-school contexts

Authors

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento
  • Nadja Regina Sousa Magalhães
  • Joelson de Sousa Morais
  • Elizangela Fernandes Martins
  • Shirlane Maria Batista da Silva
  • Cleia Maria Lima Azevedo
  • Maria Lourdene Paula Costa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-276

Keywords:

Identidade Profissional. Pedagogo Egresso. Profissionalização Docente.

Abstract

Este artigo é parte integrante de uma pesquisa maior intitulada: “Formação inicial/continuada e o desenvolvimento profissional em vista da construção da identidade e da profissionalização do pedagogo”. Partimos da seguinte questão norteadora: como se constitui a identidade profissional do pedagogo egresso do curso de pedagogia do CESC/UEMA em vista de sua formação e o processo de construção da profissionalização? Delimitamos como objetivo geral: analisar a importância da formação inicial e do desenvolvimento profissional para o processo de profissionalização docente do pedagogo egresso do curso de Pedagogia do CESC/UEMA e sua relação com o cenário da Pedagogia em Caxias - MA fazendo articulações com os documentos legais. Fundamentamo-nos em autores como: Giroux (1997); Imbernón (2001); Sacristán (1999); Saviani (2007), Libâneo (2002), Josso (2010), dentre outros. Realizamos uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, utilizando como dispositivos metodológicos observações e questionário no qual emergiram as narrativas dos sujeitos pesquisados. Os resultados da pesquisa apontaram pedagogos que por um lado revelam em suas narrativas características de satisfação com a sua formação e o seu desenvolvimento profissional, enquanto outros evidenciam lacunas sob as quais buscam formação continuada e estão abertos a inovações, aptos a transformações dentro dos contextos escolares. No entanto, acreditamos que tanto o curso como os profissionais necessitam estar em constante melhoria e fazer com zelo o que foram instruídos no projeto pedagógico do curso da instituição formadora, pois Caxias-MA e o Brasil necessita de profissionais bem formadas para lidar com as diversidades do contexto educativo.

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Published

2020-03-18

How to Cite

Nascimento, F.-L. S. C. do, Magalhães, N. R. S., Morais, J. de S., Martins, E. F., Silva, S. M. B. da, Azevedo, C. M. L., & Costa, M. L. P. (2020). Formação, identidade e desenvolvimento profissional do egresso do curso de Pedagogia: análise em contextos escolares e não-escolares / Formation, identity and professional development of the graduate of the Pedagogy course: analysis in school and non-school contexts. Brazilian Journal of Development, 6(3), 13483–13500. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-276

Issue

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Original Papers