Os impasses na execução dos projetos institucionais do 1º juizado Maria da Penha de Manaus: um olhar a partir do trabalho dos assistentes sociais do setor psicossocial / The impasses in the execution of the institutional projects of the 1st Judge Maria da Penha in Manaus: a look from the work of social workers in the psychosocial sector

Rayane de Oliveira Viana, Taysa Cavalcante Rodrigues, Deniglesia de Lima Nascimento

Abstract


Este trabalho objetiva contribuir com as discussões acerca dos impasses na viabilização e efetivação dos direitos das vítimas e dos autores de violência doméstica e familiar na instância sociojurídica, destacando o papel do Assistente Social na afirmação do seu papel profissional na elaboração, implementação e avaliação dos projetos do 1º Juizado Maria da Penha. As reflexões contidas no trabalho são frutos da experiência profissional das autoras na instituição. Portanto, situam-se as barreiras para a materialização da política pública que ampara os sujeitos envolvidos e as condições de trabalho e atuação desse profissional.


Keywords


Política Pública, Violência Doméstica e Serviço Social.

References


BRASIL, LEI 11.340/06. Lei Maria da Penha. Brasília, DF: Senado Federal, 2006.

CFESS, Conselho Federal de Serviço Social. Parâmetros para atuação de assistentes sociais e psicólogos(as) na Política de Assistência Social. Brasília, 2007

CHUAIRI, Sílvia Helena. Assistência jurídica e Serviço Social: reflexões interdisciplinares. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 67, 2001.

FALEIROS, Vicente. Estratégias em Serviço Social. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no Trabalho do Assistente Social. Mimeo. 2012.

IAMAMOTO, M.V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LISBOA, Teresa Kloba; PINHEIRO, Eliane Aparecida. A intervenção do Serviço Social junto à questão da violência contra a mulher. Katálysis v. 8 n. 2 jul./ dez. 2005 Florianópolis SC 199-210.

PINAFI, Tânia. Violência contra a mulher: políticas públicas e medidas protetivas na contemporaneidade. Disponível em: http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao21/materia03/texto03.pdf Acessado em 02/04/2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-268

Refbacks

  • There are currently no refbacks.