As Universidades Públicas Brasileiras e suas Bibliotecas: a importância na constituição acadêmica dos profissionais atuantes na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) / Brazilian Public Universities and their Libraries: the importance in the academic constitution of professionals working at the Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ)

Authors

  • Luciana Ferreira Machado Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ana Paula A.T V. E. Louzada
  • Heloisa Helena da Costa
  • Patrícia Carvalho Mendes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-257

Keywords:

Universidades Públicas, Bibliotecas Universitárias, Constituição Profissional, FIOCRUZ.

Abstract

A Fundação Oswaldo Cruz, instituição parâmetro na pesquisa científica em saúde, é o lócus da investigação desenvolvida neste trabalho de pesquisa, ainda em andamento. O objetivo é o mapeamento da formação, em território nacional, dos pesquisadores a ela vinculados, nos últimos cinco anos, na área de Biotecnologia. Essa área é altamente relevante para a saúde humana e animal, agricultura e meio ambiente. O mapeamento é realizado por meio da compilação de informações, em busca avançada, no Currículo Lattes, gerido pela Plataforma Lattes, especializada e integrada, pertencente ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Currículo Lattes disponibiliza resultados de experiências de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento. O questionamento do papel das bibliotecas institucionais é investigado na constituição desses profissionais. Os dados até agora coletados indicam as instituições públicas brasileiras como importantes instituições na constituição destes profissionais, numa porcentagem bastante significativa: 80% dos currículos analisados considerados. O correspondente a 20% dos currículos mostra que os profissionais que atuam ou atuaram na Fundação Oswaldo Cruz, no mesmo interstício, são oriundos de instituições brasileiras privadas. A pesquisa indica o fortalecimento das instituições públicas na constituição de pesquisadores, especialmente a excelência das universidades públicas, que configuram 62,5% das instituições responsáveis pela formação dos pesquisadores vinculados a Fundação Oswaldo Cruz, e a biblioteca universitária dessas instituições como laboratório bibliográfico e documental no aporte a consolidação da iniciação científica, a interação de grupos de estudo multidisciplinares e a produção de projetos de extensão. 

 

 

References

BIZERRIL, Marcelo. Interiorização das universidades federais foi um acerto estratégico. BrasildeFato.SãoPaulo. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/10/23/artigo-or-a-interiorizacao-das-universidades-federais-foi-um-acerto-estrategico. Acesso em: 10 de abr. 2019.

BUSS, Paulo Marchiori; GADELHA, Paulo. Fundação Oswaldo Cruz: experiência centenária em biologia e saúde pública. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 16, n. 4, p. 73-83, out.2002Disponívelem<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010288392002000400012&lng=pt&nrm=iso>.acessosem23jul.2019.http://dx.doi.org/10.1590/S0102-88392002000400012.

CLARIVATE ANALYTICS. Research in Brasil: a report for CAPES. Disponívelem:<https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/17012018-CAPES-InCitesReport-Final.pdf />. Acesso em: 15 de abr. 2019.

CRUZ, Carlos H. de Brito. Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: desafios para o período de 2011 a 2015. Interesse Nacional, São Paulo, n. 9, abr./jun. 2010.Disponívelem:<http://igepp.com.br/uploads/arquivos/ciencia_tecnologia_e_inovacao_no_brasil_-_desafios__para_o_periodo_2011_a_2015.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2019.

FREIRE, Carlos Eduardo Torres. Brazil Biotech Map 2011. BrBiotec e APEXdo Brasil. CentroBrasileirodeAnáliseePlanejamento(CEBRAP).SãoPaulo:CEBRAP.Disponívelem:<https://cebrap.org.br/wpcontent/uploads/2017/05/Brazil-Biotec-Map-2011.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2019.

OLIVEIRA, Vinicios Gonchoroski de; DEPONT, Cidonea Machado. A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico Colóquio Revista do Desenvolvimento Regional, v. 13, n. 1. 2016. pp. 75-88.

HUBNER, Marcos Leandro de Freitas; KUHN, Ana Carolina Araújo. Bibliotecas Universitárias como Espaços de Aprendizagem. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 31, n. 1, p. 51-72, jan./jun. 2017.

SALLES FILHO, Sérgio Luiz Monteiro; PAULINO, Sônia Regina, CARVALHO; Sergio Medeiros Paulino .Reorganização em instituições públicas de pesquisa: EMBRAPA e FIOCRUZ. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.18, n.3, p.11-38, set./dez. 2001.

ZANINELLI, Thais Batista; NOGUEIRA, Cibele Andrade; PERES, Ana Luísa Moure. Bibliotecas universitárias: uma perspectiva teórica sobre inovação em serviços informacionais. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 17, jan. 2019. ISSN 1678-765X. Disponívelem:<https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8652821>.Acessoem:18abr.2019.doi:https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8652821.

Published

2020-03-17

How to Cite

Machado, L. F., Louzada, A. P. A. V. E., da Costa, H. H., & Mendes, P. C. (2020). As Universidades Públicas Brasileiras e suas Bibliotecas: a importância na constituição acadêmica dos profissionais atuantes na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) / Brazilian Public Universities and their Libraries: the importance in the academic constitution of professionals working at the Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ). Brazilian Journal of Development, 6(3), 13213–13220. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-257

Issue

Section

Original Papers