Cálculo do balanço de massa e eficência da caldeira / Calculation of the mass balance and boiler efficiency

Tancredo Martinho de Oliveira Castro, Reginaldo José Cavallaro, Elizabeth Uber Bucek, Mauro Luiz Begnini

Abstract


As industrias sucroenergéticas necessitam de um grande número de processos, envolvendo um grande número de etapas, requerendo vários procedimentos de controle ao longo de toda a cadeia produtiva, dentro destas etapas podemos destacar a geração de vapor. A tendência atual para novas plantas industriais e a aplicação de modernos conceitos tecnológicos tem sido responsável pelo aumento de equipamentos movidos a eletricidade, porém ainda, as unidades já instaladas possuem inúmeros equipamentos movidos a vapor, sendo de extrema importância a análise da eficiência energética destas unidades. Os cálculos realizados demonstraram que uma quantidade de ar em excesso de 40% é suficiente para um bom desenho do sistema, proporcionando uma eficiência de 58%, valor considerado satisfatório. O estudo utilizará uma metodologia dedutiva através de equações já consagradas na bibliografia, buscando referências na literatura e coleta de dados em campo para estabelecer uma análise do sistema de geração de vapor.


Keywords


Eficiência, caldeira, balanço

References


BAZZO, E.; Geração de vapor., Série Didática, Florianópolis, SC., Editora da UFSC, 1995.

GARCIA, P.A., Eficiência de combustão em caldeiras aquatubulares da Usina Odebrecht Alto Taquari. Revista on-line IPOG. Especialize, Goiânia, ed.13, v.1, n.13, julho/2017. Acesso em 14 de agosto de 2018.

HUGOT, Emile. Manual da engenharia açucareira. Tradução: Irmtrud Miocque. Supervisão técnica, adaptação e nota introdutória de Hélio Morganti. 1. Ed. Ver. E atual. São Paulo: Mestre Jou, 1977. 2v. 1151.

IPT. Conservação de energia na indústria do açúcar e do álcool. São Paulo: 1990. 796 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-245

Refbacks

  • There are currently no refbacks.