Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os estudantes de pedagogia de uma Universidade Federal do Nordeste Brasileiro / Sciences in the early years of elementary school: what tell the students of pedagogy from one Federal University of the Brazilian Northeast

Rosemeire da Silva Dantas Oliveira, Danyelle Pimentel Ferreira, Denise Mendes Cavalcanti, Maria Danielle Araújo Mota, Elton Casado Fireman

Abstract


Este artigo tem a finalidade de discutir sobre a formação dos professores e por que e como ensinar Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, com a intenção de promover uma discussão que auxilie na reflexão sobre essa questão, desenvolvemos pesquisa bibliográfica com artigos científicos nacionais, e qualitativa, com questões subjetivas a fim de conhecer os dizeres dos discentes indagados a respeito da temática. Nesse sentido, percebemos que o desafio encontrado no tocante ao Ensino de Ciências está pautado em alguns obstáculos na formação do pedagogo (a), uma vez que o curso de Licenciatura em Pedagogia é amplo em relação as suas possíveis áreas de atuação e, por conseguinte, não abrange todos os conteúdos que seriam importantes na formação desse profissional. Concluímos que investir em formação continuada é o caminho para que o professor se sinta mais seguro e capacitado.


Keywords


Formação de professores, pedagogia, ciências da natureza, anos iniciais.

References


CARVALHO, Anna Maria Pessoa de, et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2009.

CARVALHO, Anna M. P. de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de, (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina Muniz R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e Ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro; MAUES, Ely. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Ciências das crianças. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 8, n. 2, p. 184-198, Dez. 2006 . Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2019.

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, A. F. P. Ensino de Ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, p. 53–65, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8342/5998 . Acesso em: 14 ago. 2019.

PIRES, E. A. C; MALACARNE, Vilmar. A formação do professor de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acta Scientiae (ULBRA), v. 18, p. 186-203, n. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1387 . Acesso em: 14 set. 2019.

SOARES, A. C.; MAUER, M. B.; KORTMANN, G. L.. Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Educação, Ciência e Cultura, [S.I.], v. 18, n. 1, jan./jun. 2013. ISSN 2236-6377. Disponível em: < https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/954>. Acesso em: 14 ago. 2019.

UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar Ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 6, n. 2, mai-ago.2013. p.213-227. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1638/1046 . Acesso em: 14 ago. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-244

Refbacks

  • There are currently no refbacks.