Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os estudantes de pedagogia de uma Universidade Federal do Nordeste Brasileiro / Sciences in the early years of elementary school: what tell the students of pedagogy from one Federal University of the Brazilian Northeast

Authors

  • Rosemeire da Silva Dantas Oliveira
  • Danyelle Pimentel Ferreira
  • Denise Mendes Cavalcanti
  • Maria Danielle Araújo Mota
  • Elton Casado Fireman

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-244

Keywords:

Formação de professores, pedagogia, ciências da natureza, anos iniciais.

Abstract

Este artigo tem a finalidade de discutir sobre a formação dos professores e por que e como ensinar Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, com a intenção de promover uma discussão que auxilie na reflexão sobre essa questão, desenvolvemos pesquisa bibliográfica com artigos científicos nacionais, e qualitativa, com questões subjetivas a fim de conhecer os dizeres dos discentes indagados a respeito da temática. Nesse sentido, percebemos que o desafio encontrado no tocante ao Ensino de Ciências está pautado em alguns obstáculos na formação do pedagogo (a), uma vez que o curso de Licenciatura em Pedagogia é amplo em relação as suas possíveis áreas de atuação e, por conseguinte, não abrange todos os conteúdos que seriam importantes na formação desse profissional. Concluímos que investir em formação continuada é o caminho para que o professor se sinta mais seguro e capacitado.

References

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de, et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2009.

CARVALHO, Anna M. P. de; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10a. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. de, (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

GATTI, Bernardete A.; NUNES, Marina Muniz R. (orgs.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e Ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro; MAUES, Ely. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de Ciências das crianças. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), Belo Horizonte , v. 8, n. 2, p. 184-198, Dez. 2006 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172006000200184&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 jul. 2019.

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, A. F. P. Ensino de Ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, p. 53–65, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8342/5998 . Acesso em: 14 ago. 2019.

PIRES, E. A. C; MALACARNE, Vilmar. A formação do professor de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Acta Scientiae (ULBRA), v. 18, p. 186-203, n. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1387 . Acesso em: 14 set. 2019.

SOARES, A. C.; MAUER, M. B.; KORTMANN, G. L.. Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Educação, Ciência e Cultura, [S.I.], v. 18, n. 1, jan./jun. 2013. ISSN 2236-6377. Disponível em: < https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/954>. Acesso em: 14 ago. 2019.

UNESCO BRASIL. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001399/139948por.pdf. Acesso em: 12 out. 2018.

VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar Ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v. 6, n. 2, mai-ago.2013. p.213-227. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/viewFile/1638/1046 . Acesso em: 14 ago. 2019.

Published

2020-03-17

How to Cite

Oliveira, R. da S. D., Ferreira, D. P., Cavalcanti, D. M., Mota, M. D. A., & Fireman, E. C. (2020). Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: o que dizem os estudantes de pedagogia de uma Universidade Federal do Nordeste Brasileiro / Sciences in the early years of elementary school: what tell the students of pedagogy from one Federal University of the Brazilian Northeast. Brazilian Journal of Development, 6(3), 13060–13069. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-244

Issue

Section

Original Papers