A formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e o atendimento pedagógico dos alunos: alguns relatos / Continuing training of teachers in the initial grades of elementary school and pedagogical assistance of students: some reports

Authors

  • Luciano Tadeu Corrêa Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-239

Keywords:

Coordenação Pedagógica, Atendimento Pedagógico, Formação Continuada. Séries Iniciais.

Abstract

Esta pesquisa trata de uma análise de experiências narradas por Pedagogas que atuam como Coordenadoras Pedagógicas em duas escolas da rede publica de Belém (PA). O objetivo é identificar, nas narrativas, situações que sejam referentes ao atendimento pedagógico que é feito pelas mesmas com alunos e professores do Ensino Fundamental. O método utilizado é o quanti-qualitativo, que contou com a análise da narrativa de duas Coordenadoras Pedagógicas e uma revisão bibliográfica de autores que discutem o tema. Os resultados mostram uma ênfase no desenvolvimento de projetos formativos dos professores e apontam o que, dentro da complexidade dos fazer das profissionais, é necessário reconhecer como limites e as possibilidades existentes para o desenvolvimento de suas práticas que, em muitas ocasiões, envolvem questões que estão para além do que suas atribuições tornam possíveis.

References

ANDRADE, R. F. M; AZEVEDO, R. A. M, Projeto Político-pedagógico e o Papel da Equipe Gestora: Dilemas e Possibilidades. Interações, nº 21, p. 204-218, 2012.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm#art266>. Acesso em: 10 dez. 2019.

FERREIRA, L. S; Pedagogia como ciência da educação: retomando uma discussão necessária. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 227, p. 233-251, jan./abr. 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz a terra, 1996.

KRAWCZYK, N. A gestão escolar: Um campo minado. Análise das propostas de 11 municípios brasileiros, Educação & Sociedade, ano XX, nº 67, p. 112-149, ago. 1999.

LIBÂNEO, J. C; PIMENTA, G. S. Formação de profissionais da educação: Visão crítica e perspectiva de mudança. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68 9 239-277, dez. 1999.

Published

2020-03-17

How to Cite

Medeiros, L. T. C. (2020). A formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e o atendimento pedagógico dos alunos: alguns relatos / Continuing training of teachers in the initial grades of elementary school and pedagogical assistance of students: some reports. Brazilian Journal of Development, 6(3), 12986–12998. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-239

Issue

Section

Original Papers