A formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental e o atendimento pedagógico dos alunos: alguns relatos / Continuing training of teachers in the initial grades of elementary school and pedagogical assistance of students: some reports

Luciano Tadeu Corrêa Medeiros

Abstract


Esta pesquisa trata de uma análise de experiências narradas por Pedagogas que atuam como Coordenadoras Pedagógicas em duas escolas da rede publica de Belém (PA). O objetivo é identificar, nas narrativas, situações que sejam referentes ao atendimento pedagógico que é feito pelas mesmas com alunos e professores do Ensino Fundamental. O método utilizado é o quanti-qualitativo, que contou com a análise da narrativa de duas Coordenadoras Pedagógicas e uma revisão bibliográfica de autores que discutem o tema. Os resultados mostram uma ênfase no desenvolvimento de projetos formativos dos professores e apontam o que, dentro da complexidade dos fazer das profissionais, é necessário reconhecer como limites e as possibilidades existentes para o desenvolvimento de suas práticas que, em muitas ocasiões, envolvem questões que estão para além do que suas atribuições tornam possíveis.


Keywords


Coordenação Pedagógica, Atendimento Pedagógico, Formação Continuada. Séries Iniciais.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-239

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