Ações estratégicas de educação em saúde em ambientes de espera: abordagem da temática “higienização de próteses dentárias” / Strategic actions on health education in waiting environments: approach of the theme “hygienization of dental prostheses” in focus

Luiz Eduardo de Almeida, Marília Nalon Pereira, Vitória Celeste Fernandes Teixeira do Carmo, Beatriz de Pedro Netto Mendonça, Letícia Ladeira Bonato, Nathália Vianelli Maurício, Isabella Moreira Pereira, Isabelle Cristinne Silva da Paz, Jeniffer da Silva Gomes, João Pedro Belizar Rafael, Laila Mendes de Assis

Abstract


Trata-se de um relato de experiência, que descreve, sob estratégia narrativo-argumentativa, as significâncias político-pedagógicas atreladas ao planejamento estratégico de ações de educação em saúde vivenciadas em salas de espera e experimentadas por acadêmicos estagiários de um curso de Odontologia. Após análise detalhada, algumas inferências se destacaram: o reconhecimento dos ambientes de espera como território fértil para o desenvolvimento de ações promotoras de saúde; a efetividade do instrumento “TPC” (Teorizar-Praticar-Criticar) no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de atividades de educação em saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.

 

 


Keywords


Capacitação Profissional. Estágio Clínico. Educação em Saúde. Planejamento Estratégico. Salas de Espera.

References


Almeida LE, Oliveira V, Pereira MN, Aguiar LM, Oliveira DM. O pensar, o fazer e o criticar na extensão: “Leishmaniose” em foco. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 7(1): 512-525, 2019a.

Almeida LE, Oliveira V, Pereira MN, Aguiar LM, Oliveira DM. Análise das experimentações político-pedagógicas vivenciadas em um projeto de extensão. Interagir: pensando a extensão, -(27): 10-25, 2019b.

Almeida LE, Oliveira V, Pereira MN, Oliveira DM, Aguiar LM. Abordagem do tabagismo em uma sala de espera: uma experiência extensionista. Extensio: R. Eletr. de Extensão, 15(28): 127-136, 2018.

Almeida LE, Oliveira V, Pereira MN, Oliveira DM, Aguiar LM. Sala de espera em extensão: doenças sexualmente transmissíveis em foco. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, 5(1): 198-205, 2017a.

Almeida LE, Oliveira V, Pereira MN, Oliveira DM, Aguiar LM. Sala de espera em extensão: ‘Aedes aegypti’ em foco. Rev. APS, 20(3): 456-460, 2017b.

Almeida LE, Andrade LMD, Zacaron, KAM. Sala de espera em extensão: percursos para a implantação e consolidação de um projeto multiprofissional. Caminho Aberto - Revista de Extensão do IFSC, 3(4): 124-127, 2016.

Almeida LE, Pereira MN, Oliveira V. Governador Valadares (MG) em Extensão: Interfaces para a Dinamização e Instrumentalização do Cenário Extensionista em um Campus Recém-Implantado. Rev. Bras. Educ. Med., 40(4): 743-750, 2016.

Almeida LE, Oliveira Júnior GI. Sistema de Execução do Projeto. In: Almeida, Luiz Eduardo de (organizador). Pró-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão. Juiz de Fora: Editar Editora Associada Ltda, 2009, pp.: 63-86.

Almeida LE, Pereira MN, Bara EF. Projeto de Extensão Sabiá: a introdução de uma prática integralizadora no ensino odontológico. In: Almeida, Luiz Eduardo de (organizador). Pró-Saúde: Ensino, Pesquisa e Extensão. Juiz de Fora: Editar Editora Associada Ltda, 2009, pp.: 126-164.

Braia F, Curral L, Gomes C. Criatividade em contexto organizacional: o impacto de recompensas extrínsecas e do feedback negativo no desempenho criativo. Revista Psicologia, 28(2): 45-62, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº510, de 07 de abril de 2016. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.

Carabetta Júnios V. A Utilização de Mapas Conceituais como Recurso Didático para a Construção e Interrelação de Conceitos. Rev. Bras. Educ. Med., 37(3): 441-447, 2013.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra; 2006.

Lage RH, Almeida SKTT, Vasconcelos GAN, Assaf AV, Robles FRP. Ensino e Aprendizagem em Odontologia: Análise de Sujeitos e Práticas. Rev. Bras. Educ. Med., 41(1): 22–29, 2017.

Nóbrega MM, Lopes Neto D, Santos SR. Uso da técnica de brainstorming para tomada de decisões na equipe de enfermagem de saúde pública. R. Bras. Enferm., 50(2): 247-256, 1997.

Reul MA, Lima ED, Irineu KN, Lucas RSCC, Costa EMMB, Madruga RCR. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Revista da ABENO, 16(2): 62-68, 2016.

Rocha JS, Dias GF, Campanha NH, Baldani MH. O uso da aprendizagem baseada em problemas na Odontologia: uma revisão crítica da literatura. Revista da ABENO, 16(1): 25-38, 2016.

Rossetti H. Saúde para a Odontologia. São Paulo: Editora Santos, 1999.

Saliba NA, Moimaz SAS, Chiaratto RA, Tiano AVP. A utilização da metodologia PBL em Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Rev. Odonto Ciênc., 23(4): 392-396, 2008.

Tavares R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição, 12(-): 72-85, 2007.

Teixeira ER, Veloso RC. O grupo em sala de espera: território de práticas e representações em saúde. Texto Contexto Enferm., 15(2):320-325, 2006.

Zacaron KAM, Diniz C, Lazarini JS, Almeida LE. Educação em saúde: a abordagem sobre doenças sexualmente transmissíveis em salas de espera. Caminho Aberto - Revista de Extensão do IFSC, 3(5): 61-65, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-233

Refbacks

  • There are currently no refbacks.