Computação na escola para mulheres: uso do software scratch com alunas do ensino médio como incentivo as areas de computação / Computing at school for women: use of scratch software with high school students as an incentive to computer areas

Flaviana Lopes Cruz, Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Abstract


Este artigo discute sobre relatos de experiências vivenciadas na implementação de um projeto de extensão, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sobre o ensino da programação por meio do Software Scratch para estudantes do ensino médio como foco sem incentivo para mulheres nas áreas de computação. O projeto foi realizado nos anos de 2018 e 2019, onde os alunos de escolas públicas desenvolvem jogos educacionais com a temática de biodiversidade e sustentabilidade sem software Scratch, onde gravam seus jogos na semana de informática da instituição, e como resultado satisfatório, final do curso ou interesse das alunas em ingresso em algum curso superior na área de computação.


Keywords


Scratch, Programação, Mulheres, Computação, Educação.

References


CABRAL, Ronaldo V; ALENCAR, Anderson Fernandes de. O ensino de matemática e a informática: uso do Scratch como ferramenta para o ensino e aprendizagem da geometria. 2015.Cap.4.Disponívelem:. Acesso em: 08 de agosto de 2019.

DANTAS, Caroline; GOUVEIA, Angélica e VERENO, Mirtha L. F. Programação em Python: Inserindo mulheres na tecnologia. Anais do Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE - CBIE), Vol. 6, 2017.

FINCHER, S.; COOPER, S.; KOLLIN M.; MALONEYP, J. Comparing alice, greenfoot & scratch. Proceedings do 41st SIGCSE’10, Milwaukee, Wiscosin, USA. p. 192-193.2010.

FRANÇA et al. Programando com Scratch: Ensinando Lógica de Programação e Algoritmos para alunos do Ensino médio. Anais IV CONEDU: V. 1, 2017, ISSN 2358-8829. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php.2017.

HILL, C., CORBETT, C., and ROSE, A. S. Why So Few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics.2010.

MALONEY, J., RESNICK, M., RUSK, N., SIVERMANN, B., EASTMOND, E.

The Scratch Programming Language and Environment. ACM Transactions on

Computing Education, November 2010.

MALAN, D. J.; LEITNER, H. H. Scratch for budding computer scientists. Proceedings do 38th SIGCSE’07, Kentucky, USA, p. 223–227. 2007

MENDONÇA NETO, V. S. A utilização da ferramenta Scratch como auxílio na aprendizagem de lógica de programação. Anais do II Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013 - WCBIE 2013).

MONARD, M. C., Fortes, R. P. M. Uma visão da participação feminina nos cursos de Ciência de Computacão no Brasil. In Memórias del V Congreso de la Mujer Latino americana en la Computacion, Caracas.2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-228

Refbacks

  • There are currently no refbacks.