A implementação das leis 10639/03 e 11645/08: possibilidades pedagógicas a partir do uso de imagens em salas de aula / implementation of laws 10639/03 and 11645/08: pedagogical possibilities from the use of images in classrooms

Reginaldo Peixoto, Suelem Ferreira dos Santos

Abstract


O trabalho que ora apresentamos tem como objetivo discutir sobre os processos históricos que vislumbram a presença do negro no Brasil, as contribuições do seu povo para a construção da nossa identidade nacional, a luta pelo reconhecimento da sua participação como sujeito histórico, assim como o uso de imagens como ferramenta pedagógica para o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira, pressupostos educacionais, garantidos nas leis 10639/03 e 11645/08. Dessa forma, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o trabalho defende que a educação possui um papel elementar para a aquisição do conhecimento sistematizados e que as práticas pedagógicas exigem metodologias que se aproximem um pouco dos educandos, como o uso de imagens, tão presentes no nosso dia a dia. Nesse entendimento, mesmo em tempos de crise política e de desvalorização da diversidade – inclusive do negro, defendemos uma educação que estabeleça o respeito entre todos os sujeitos e os emancipe para uma convivência mais harmoniosa e menos conflituosa.

 

 


Keywords


Educação; legislação educacional; história e cultura afro-brasileira; imagens.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-220

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