A prática educativa ao estímulo do protagonismo juvenil por meio das práticas corporais na escola de tempo integral de fortaleza / Educational practice to stimulate youth protagonism through body practices at fortaleza full-time school

Ronny Barroso Peixoto, Halisson Mota Cunha, Maria Eleni Henrique da Silva

Abstract


A pesquisa busca realizar uma análise das impressões de educadores e jovens educandos sobre a prática educativa ao estímulo do Protagonismo Juvenil por meio das práticas corporais na escola da rede pública de ensino fundamental de ensino em tempo integral, da cidade de Fortaleza/CE. O objetivo da pesquisa será investigar as contribuições das Diretrizes Curriculares Municipais e o Projeto Político Pedagógico da Escola de Tempo Integral para o Protagonismo Juvenil mediados nas práticas corporais, analisando as concepções e significados presentes nos documentos norteadores. Esse arcabouço normativo será confrontado com diferentes conceitos sobre o Protagonismo Juvenil, a partir das seguintes questões: 1- Quais os impactos que o PPP concretiza no cotidiano da comunidade escolar? 2- O que é Protagonismo Juvenil? 3- A escola apresenta-se como espaço e lugar para a vivência do protagonismo por meio das práticas corporais enquanto processo educativo? Para tanto, metodologicamente, neste artigo analisaremos o Protagonismo Juvenil e seus conceitos e significados políticos, pedagógicos e sociais, amparado pela metodologia qualitativa, um estudo de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas aplicadas a educadores e jovens educandos. Concluímos que o protagonismo de jovens educandos reafirma-se como uma proposta político-pedagógica voltada para a autonomia, liberdade e emancipação, na medida em que contribui para a formação de cidadãos críticos, solidários e atuantes na sociedade. 


Keywords


Projeto Político Pedagógico; Protagonismo Juvenil e Escola

References


BRACHT, V. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da educação física como componente curricular. In: CAPARROZ, F.E. (Org.). Educação física escolar. Vitória: Proteoria, 2001. v.1.

BRACHT, V.; CAPARRÓZ, F.E.; FONTE, S.S.D.; FRADE, J.C.; PAIVA, F.; PIRES, R. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí: Unijuí, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394, 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

COSTA, A. C. G. Educação - Uma perspectiva para o Século XXI. Editora Canção Nova: São Paulo, 2008.

COSTA, A. C. G. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2006.

COSTA, A. C. G. Tempo de servir: o protagonismo juvenil passo a passo, um guia para o educador. Belo Horizonte: Universidade, 2001a. 120 p.

COSTA, A. C. G. O professor como educador: um regaste necessário e urgente. Salvador: Fundação Luís Eduardo Magalhães, 2001b. 142 p.

COSTA, A. C. G. Programa cuidar: educação para valores. Instituto Souza Cruz, 2002. 205p.

COSTA, A. C. G. Lições de aprendiz: pessoas, ideias e fatos que estão construindo uma nova história de responsabilidade social no Brasil. Belo Horizonte, 2003. 168 p.

DAMASCENO, M. N. Artesania do Saber: Tecendo os Fios da Educação Popular. Fortaleza: Editora UFC,2005

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GOHN, Maria da Graça. 500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor: Revistas mediações, v.5, n.1, p. 11-40, 2000, disponível em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view , acessado em 15 de dezembro de 2018.

TEIXEIRA, R. F. G.; DIAS, I. M. A. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental do Sistema Público Municipal de Ensino de Fortaleza: Secretaria Municipal de Educação, 2011.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político Pedagógico da Escola: Uma Construção Possível. 24ª Ed. Papirus Editora, 1995.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-219

Refbacks

  • There are currently no refbacks.