ABORTAMENTO E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE DA MULHER: Relato de Experiência / ABORTION AND ITS IMPACTS ON WOMEN'S HEALTH: Experience Report

Waléria de Kássia Vieira, Elizamara Gislâine Francisco, Mirian Martins de Paula, Glilciane Morceli, Monise Martins da Silva, Larissa Sales Martins Baquião

Abstract


A gravidez indesejada e a prática clandestina do aborto são condições que impactam de maneira significativa na saúde física, emocional e social da mulher que o vivencia. O objetivo do trabalho foi estimular estudantes Técnicos em Enfermagem a aprofundar seus estudos na referida temática, refletir sobre os impactos do aborto na vida da mulher e compartilhar os conhecimentos adquiridos com a comunidade. Trata-se de um relato de experiência acerca de uma proposta de estudo sobre a temática aborto e uma ação educativa na comunidade. Envolveu estudantes Técnicos em Enfermagem, docentes, usuárias de uma unidade básica de saúde de um município mineiro e ocorreu no primeiro semestre de 2019. Com a proposta de estudos realizada foi possível que os estudantes compreendessem melhor sobre as questões que envolvem o abortamento e dividir os conhecimentos adquiridos com as usuárias do SUS. A produção do conhecimento realizado entre estudantes e docente pode refletir de forma qualitativa na assistência em saúde.

 


Keywords


Aborto; Educação Técnica em Enfermagem; Sistema Único de Saúde.

References


MCCALLUM, C.; MENEZES, G.; REIS, A. P. O dilema de uma prática: Experiências de aborto em uma maternidade pública de Salvador, Bahia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 37-56, 2016.

RIBEIRO FILHO J. F. et al. Perfil das mulheres submetidas à curetagem uterina pós-abortamento em um hospital público. Revista Gestão e Saúde, v. 6, n. 2, p. 1354-1366, 2015.

SANTOS, L. L. N. Percepções de profissionais de saúde sobre o cuidado ao abortamento em Salvador, BA. 2014. 58f. Dissertação (Mestrado em Saúde Comunitária) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-215

Refbacks

  • There are currently no refbacks.