Pré-Algoritmos – Ações de Apoio à Melhoria do Ensino de Graduação / Pre-Algorithms - Actions to Support the Improvement of Undergraduate Education

Reudismam Rolim de Sousa, Felipe Torres Leite, Ádller de Oliveira Guimarães, Assunaueny Rodrigues de Oliveira

Abstract


Os cursos na área de computação requerem que os estudantes resolvam problemas por meio de algoritmos. Logo, os alunos precisam desenvolver o raciocínio lógico para resolver estes tipos de problemas, o que pode se tornar um desafio para alguns estudantes. Desta forma, várias abordagens foram desenvolvidas para minimizar este problema, tais como o uso de juízes online e linguagens de programação por blocos. Porém, não há uma solução consolidada para ensinar algoritmos. Neste trabalho, é proposta a criação de uma disciplina denominada “Pré-Algoritmos” para auxiliar os estudantes com dificuldades no componente curricular “Algoritmos”. Como resultado, foi identificado que os alunos aprovados em Pré-Algoritmos obtiveram um melhor desempenho em Algoritmos.


Keywords


Algoritmos, Educação, Computação

References


[BEZ e TONIN 2014] BEZ, J. L. e TONIN, N. A. (2014). URI online judge e a internacionalização da universidade. Disponível em https://scratch.mit.edu/. Acessado em 27 de fevereiro de 2020.

[Code.org 2019] Code.org (2019). Code.org. Disponível em https://code.org/. Acessado em 27 de fevereiro de 2020.

[DEITEL e DEITEL 2011] DEITEL, Harvey, DEITEL, Paul. (2011). C - Como Programar. Pearson Universidades. 6 Ed.

[Hawi 2010] Hawi, N. (2010). Causal attributions of success and failure made by undergra¬duate students in an introductory-level computer programming course. Computers & Education. 54(4):1127-1136.

[MIT 2019] MIT (2019). Scratch. Disponível em https://scratch.mit.edu/. Acessado em 27 de fevereiro de 2020.

[Moreira et al. 2018] Moreira, G. L., Holandal, W., da S. Coutinho, J. C., and Chagas, F. S. (2018). Desafios na aprendizagem de programação introdutória em cursos de ti da UFERSA, campus Pau dos Ferros: um estudo exploratório. In Proceedings of the III Encontro do Oeste Potiguar, ECOP ’18, pages 90-96. ECOP.

[Queiroz et al. 2018] Queiroz, J. V., Rodrigues, L. M., and Coutinho, J. (2018). Um relato dos fatores motivacionais na aprendizagem de programação na perspectiva de alunos iniciantes em programação da universidade federal rural do Semi-Árido campus Pau dos Ferros--RN. In Proceedings of the III Encontro do Oeste Potiguar. ECOP ’18, pages 90-96. ECOP.

[Santos et al. 2018] Santos, P. S. C., Araujo, L. G. J” and Bittencourt, R. A. (2018). A map¬ping study of computational thinking and programming in brazilian k-12 education. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1-8.

[VisualG 2019] VisualG (2019). VisualG 3. Disponível em http://visualg3.com.br/. Acessado em 27 de fevereiro de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-213

Refbacks

  • There are currently no refbacks.