Centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão: da degradação a patrimônio cultural da humanidade / Historical center of the city of São Luís do Maranhão: from degradation to cultural heritage of humanity

Authors

  • Claudiceia Silva Mendes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-207

Keywords:

Centro Histórico, São Luís, Patrimônio.

Abstract

As características da urbanização brasileira, as políticas econômicas aplicadas no país durante o século XX provocaram grandes mudanças nas estruturas urbanas das cidades, principalmente a partir da década de 70, com a expansão do espaço urbano e a ocupação de novas áreas. É interessante notar como os investimentos públicos e privados tiveram um papel preponderante no processo de “decadência” e “abandono” das Áreas Centrais, assim como na promoção de novos espaços, através da expansão urbana e viária das cidades. O espaço urbano de São Luís acompanhou as políticas nacionais, tendo, na década de 70, à conquista de novas áreas, com a expansão urbana da cidade. A expansão da cidade de São Luís quanto a recuperação da área Central agora tombada como Centro Histórico, passou a ser alvo das políticas de preservação das Cidades Históricas desenvolvido também pelo Governo Federal, na década de 70. Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de expansão urbana ocorrida na cidade de São Luís, do Maranhão desde a década de 70, relacionando-a com a degradação da área central e sua posterior valorização e preservação do patrimônio edificado.  A metodologia utilizada neste trabalho foi de pesquisa bibliográfica, levantamento fotográfico, e visitas in loco. Como resultado constatou-se que a dinâmica da área central da cidade, foi determinante para a preservação do Centro Histórico, e apesar dos diversos programas que foram desenvolvidos o Centro Histórico de São Luís do Maranhão, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, não conseguiu atingir níveis de sustentabilidade econômica e se integrar ao tecido urbano da cidade. 

References

ANDRÈS, Luiz Phelipe de Carvalho Castro. Centro Histórico de São Luís do Maranhão: patrimônio mundial. São Paulo: Audichromo Editora, 1998.

ABRAMO, Pedro. A regulação urbana e o regime urbano: a Estrutura Urbana, sua Reprodutibilidade e o Capital. Porto Alegre: FEE, 1995.

ABUSO. Imparcial, São Luís, 23 out. 1979. 5f

BARROS, Valdenira. Imagens do moderno em São Luís. São Luís: Studio 11,2001.

BRUAND, Yves. Arquitetura Contemporânea no Brasil. São Paulo: Aleph, 2002 (Coleção ABC do turismo).

BURNETT, Carlos F. Lago. Além do rio Anil, Urbanização e Desenvolvimento Sustentável: estudo sobre a sustentabilidade dos tipos de urbanização na cidade de São Luís do Maranhão, Dissertação de Mestrado em Desenvolvimento Urbano.Recife,2002, Universidade Federal de Pernambuco.

CORRÊA, R.L. O espaço urbano. São Paulo: Editora Ática S.A. 1989.

____________. Trajetórias Geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

FERRAZ, Antonio Clóvis Pinto; TORRES, Isaac Guillermo Espinoza. Transporte Público Urbano. RiMa Editora, São Carlos, 2ª edição, ampliada e atualizada, 2004.

GISIGER, John. Renovação Urbana da Praia Grande-São Luís, Maranhão. São Luís: Secretaria de Coordenação e Planejamento/Sioge, 1979.

HERSCHMAN, Micael M; PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

JALES, Wagner. Requalificação Urbana e Transportes Públicos de Massa: Proposta de sistema de transporte ferroviário para bairros de São Luís. Trabalho Final de Graduação, Curso de Arquitetura e Urbanismo, UEMA, 2006.

JORGE, Miécio. Álbum do Maranhão. São Luís, Ma, 1950.

LEME, Maria Cristina da Silva. Urbanismo no Brasil: 1895-1965. (org.) EDUFBA, Salvador, 2ª edição, 2005.

MARANHÃO. Plano Diretor de São Luís 1977. São Luís: SIOGE, 1977.

MORAES, Jomar. Guia de São Luís do Maranhão. São Luís: Edições Legenda, 1989.

MUNFORD, Lewis. A cidade na História. São Paulo; Martins Fontes, 1991.

PEREIRA, Epitácio Cafeteira Afonso. Reviver. Teresina: Editora Aquarela, 1992

PRODETUR NACIONAL (BR-L1195). Recuperado em 07 de dezembro, 2011, de http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=2253946.

RIBEIRO JÚNIOR, José R. B. Formação do espaço urbano de São Luís. São Luís: FUNC, 1999.

SERRA, Geraldo. Urbanização e centralismo autoritário. São Paulo: Nobel; Editora da Universidade de São Paulo, 1991.

VARGAS, Heliana Comin; CASTILHO, Ana Luisa Howard de. Intervenções em Centros Urbanos: Objetivos, estratégias e resultados. (orgs.) Editora Manole, São Paulo, 2006.

VIVEIROS, Jerônimo. História do comércio do Maranhão. São Luís: Litograf, 1992.

Published

2020-03-16

How to Cite

Mendes, C. S. (2020). Centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão: da degradação a patrimônio cultural da humanidade / Historical center of the city of São Luís do Maranhão: from degradation to cultural heritage of humanity. Brazilian Journal of Development, 6(3), 12537–12556. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-207

Issue

Section

Original Papers