Atuação do serviço social no contexto da política de assistência estudantil / Social work performance in the context of the student assistance policy

Naysa Christine Serra Silva, Thelma Helena Costa Chahini

Abstract


Este artigo aborda as condições do acesso e da permanência dos discentes de baixa renda do Instituto Federal do Maranhão – IFMA/Monte Castelo e a atuação do Serviço Social na reversão da evasão escolar por meio da implementação da Política de Assistência Estudantil na referida instituição de ensino. Foram analisados os trâmites de pleito aos programas e o indicativo de evasão escolar entre os alunos do Ensino Médio e profissionalizante da referida instituição. Especial atenção foi dada à busca de material arquivado sobre os primeiros anos da implementação da política de assistência estudantil no campus, visando uma comparação com a realidade atual de acesso e visibilidade aos desafios e conquistas em relação ao enfrentamento da evasão escolar pelo Serviço Social mediante operacionalização da Política de Assistência Estudantil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com seis assistentes sociais e dois gestores. Os resultados sinalizam que os assistentes sociais são agentes transformadores no contexto escolar em relação à permanência dos alunos de baixa renda, sob a ótica da assistência estudantil.


Keywords


Serviço Social. Discentes de baixa renda. Assistência Estudantil. Acesso. Permanência.

References


BRASIL. Constituição Da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação. Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Assistência Estudantil. Brasília, 2010.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O trabalho do Assistente Social frente às mudanças de acumulação e de regulamentação social. In: Conselho Federal de Serviço Social. Crise contemporânea, questão social e Serviço Social. Brasília, CFESS, ABESPSS, UnB/CEAD, 1999. (Capacitação em Serviço Social e Política Social, módulo 1).

IFMA. Resolução n. 064/2014. São Luís, 2014.

MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Bontempo Editorial, 2006 (Mundo do Trabalho).

NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social: crise econômica, questão social e Serviço Social. Mod. 1. Brasília, DF: Ceda: CFESS: ABPESS: UnB, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-204

Refbacks

  • There are currently no refbacks.