Produção de bioplástico feito a partir de resíduos orgânicos/ Production of bioplastics made from organic waste

Authors

  • Amanda Aparecida de Almeida
  • Anamable Reque Borges
  • Fernanda Batista de Paula
  • Geovana Oliveira Marques
  • Karen Felix Lopes
  • Mauro Luiz Begnini

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-201

Keywords:

Mandioca. Batata. Biopolímero

Abstract

Durante muito tempo foi comum a utilização de sacolas plásticas. Nos dias atuais, no entanto, percebeu-se o grande impacto que o plástico provoca no meio ambiente. Visando a diminuição desse impacto, diversas alternativas vêm sendo estudadas e testadas. Na fabricação do plástico utiliza-se polietileno, polímero que é derivado do petróleo, portanto não renovável e de decomposição demorada. Como alternativa ao polietileno, destacam-se os polissacarídeos, que são biopolímeros capazes de obter géis e soluções viscosas em meio aquoso. O presente artigo apresenta o uso de casca de mandioca e de batata, que possuem alto teor de amido, podendo assim ser usados para a produção de bioplástico, o qual apresenta as vantagens de baixo custo de produção, pois sua matéria prima é o resíduo que normalmente seria descartado, além disso ele não é tóxico e apresenta fácil degradação. Outra vantagem seria tornar o país menos dependente de petróleo. Na produção além das cascas, também foram utilizados água, glicerina e ácido acético. As cascas e a água foram trituradas em um liquidificador. A mistura obtida foi deixada em repouso, o amido decantado foi misturado aos demais componentes e submetido à aquecimento. O bioplástico foi colocado para secar à temperatura ambiente. Ao final do procedimento o bioplástico, apresentou boa consistência e elasticidade. Foi feita a análise da resistência que também apresentou resultados satisfatórios.

References

AQUARONE, E.; BORZANI, W.; SCHIMIDELL, W. Biotecnologia Industrial: Processos Fermentativos e Enzimáticos. São Paulo: Editora Edgard Ltda., v.3, 2001.

ESCOBAR, Decio. As vantagens do uso do Bioplástico. 2016. Disponível em < http://bioplasticnews.blogspot.com .br/2009/04/as-vantagens-do-uso-do-bioplastico.html >. Acesso em 13 de setembro. 2016.

FERREIRA, B. M; BENTO, H, B, S. Produção e análise de um biopolímero a partir de fécula de mandioca com adição de glicerol. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso- Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, Lorena, 2013.

FOGAÇA, Jennifer. Produção de plástico biodegradável de amido de batata. 2014. Disponível em: < http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategiasensino/producao-plastico-biodegradavelamido-batata.htm >. Acesso em 02 de outubro. 2016.

MAUGERI, F. Produção de Polissacarídeos. In: LIMA, U. A.;

MOREIRA, A. N.; DEL PINO, F. A. B.; VENDRUSCOLO, C. T. Estudo da produção de biopolímeros via enzimática através da inativação de lise celular e com células viáveis de Beijerinckia sp. 7070. Ciência e Tecnologia de Alimentos, 23:2, 300-305, 2003.

PENSAMENTO VERDE. Impacto das Sacolas Plásticas no Meio Ambiente. 2013. Disponível em: < http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/impacto-das-Jennifer Fogaçasacolas-plasticas-no-meio-ambiente/ >. Acesso em: 27 de agosto. 2016.

RODRIGUES, K.; LIMA, M.; GONZALES, M.; KRETZMANN, N.. Produção de bioplastico a partir da casca de batata (solanum tuberosum). XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação SEPesq, Centro Universitário Ritter dos Reis. 2015.

WOICIECHOWSKY, A. L. Desenvolvimento de bioprocesso para a produção de goma xantana a partir de resíduos agroindustriais de café e de mandioca, Tese de Doutorado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.

Published

2020-03-16

How to Cite

Almeida, A. A. de, Borges, A. R., Paula, F. B. de, Marques, G. O., Lopes, K. F., & Begnini, M. L. (2020). Produção de bioplástico feito a partir de resíduos orgânicos/ Production of bioplastics made from organic waste. Brazilian Journal of Development, 6(3), 12471–12478. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-201

Issue

Section

Original Papers