Átomo world: em busca do núcleo sombrio, um jogo para ajudar os desafios da química / Atomo world: in search of the dark nucleus, a game to help chemistry challenges

Werllesson de Medeiros, João Batista Barbalho Bezerra Júnior, Ana Carla Iório Petrovich, Giulianna Paiva Viana de Andrade Souza

Abstract


A utilização de novas metodologias na abordagem de conteúdos da Química tem sido uma peça importante para melhorar o ensino dessa disciplina. Quando se trata dessa disciplina, é perceptível que os estudantes não conseguem aprender os conteúdos abordados no ambiente escolar por causa de metodologias tradicionais e fixas de ensino. Dessa forma, introduzindo o jogo como uma ferramenta lúdica de ensino, proporciona-se uma forma mais flexível de ensino, em que o aluno aprende de uma maneira mais divertida, sendo essa última a principal vantagem de se utilizar essa ferramenta lúdica pedagógica. Todavia, esse trabalho tem como objetivo principal a aplicação de um jogo lúdico intitulado de Átomo World: em busca do núcleo sombrio, aplicado a alunos do 9º ano do Ensino fundamental II e Ensino Médio. O jogo foi aplicado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estudantes de Ciências Biológicas de diversos períodos. A execução do jogo mostrou-se interessante, pois foi verificado a interação entre os envolvidos, promovendo uma maior disseminação do conteúdo.

 


Keywords


Jogos, Lúdico, Ensino, Modelos Atômicos.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-196

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