Dimensionamento da capacidade operacional de carregamentos: simulação em uma base de distribuição de combustíveis / Sizing the operational capacity of loading: Simulation on a fuel distribution base

Rafael Ferreira Almeida, Luiz Antônio Silveira Lopes, Paulo Afonso Lopes da Silva, Hellen Dianne Pereira de Souza

Abstract


RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo demonstrar como a modelagem e simulação de eventos discretos pode auxiliar ao dimensionamento das baias de carregamento de combustíveis claros em uma base de distribuição. A pesquisa foi realizada em uma base específica na cidade do Rio de Janeiro e buscou entender os critérios de alocação da infraestrutura operacional para atendimento à demanda do mercado. O trabalho se baseou em metodologia de estudo de caso, com coleta de dados dos tempos das etapas do processo de carregamento e da frequência de chegada dos caminhões tanque, através de sistema de gestão próprio da empresa, para identificar a melhor configuração da utilização dos recursos através da análise de cenários. Um dimensionamento adequado da capacidade de abastecimento gera menores filas na base, redução dos custos logísticos e evita a ruptura de estoque, gerando melhor nível de serviço ao motorista, que reduz seu tempo de permanência na base.

 

 


Keywords


Processos, Simulação, Arena.

References


AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Armazenamento e movimentação de produtos líquidos. Disponível em . Acesso em 15 abr 2019.

ARAGÃO, A. P. Modelagem e simulação computacional de processos produtivos: o caso da cerâmica vermelha de Campos dos Goytacazes, RJ. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF. 2011

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS DISTRIBUIDORAS DE COMBUSTÍVEIS, LUBRIFICANTES, LOGÍSTICA E CONVENIÊNCIA. Mercado Revendedor. Disponível em . Acesso em 25 mar 2019.

BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/ Logística empresarial: 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BANKS, J.; CARSON, J.; NELSON, B. Discrete-event system simulation. New Jersey: Prentice Hall, 1996.

BARBOSA, M. M. Sistema automatizado para carregamento rodoviário Top Load de combustíveis. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.

BPM CBOK – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V3.0, Associationof Business Process Management Professionals, 2013.

CARDOSO, Luiz Cláudio dos Santos. Logística do Petróleo: Transporte e Armazenagem. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.

CHOPRA, Sunil; MEINDLL, Peter. Gestão da cadeia de suprimento: estratégia, planejamento e operação. 6ªed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2016. 523p.

CHWIF, L. e MEDINA, A.C. Modelagem e simulação de eventos discretos: teoria e aplicações, 2ª Edição, Editora dos autores: São Paulo, 2007

FLEURY, PAULO Fernando; WANKEN, Peter; FIGUEIREDO, Kleber. Logística empresarial: a perspectiva brasileira. 1ªed. São Paulo: Atlas, 2000.372p.

GONÇALVES, Paulo Sergio. Logística e cadeia de suprimento: o essencial. 1ªed. Brueri, SP: Manole, 2013. 325p.

HAMDY, Taha A. Pesquisa operacional: uma visão geral. Tradução: Arlete Simille Marques; revisão técnica: Rodrigo Arnaldo Scarpel. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p.272, 2008.

LOESCH, Claudio; HEIN, Nelson. Pesquisa operacional: fundamentos e modelos. São Paulo: Saraiva, p. 207-208, 2009.

MICCUCI, V. C. G. S; SANTOS, M; QUINTAL, R. S; PAIXÃO, A. C; MARTINS, E. R. A Simulação como Ferramenta de Apoio de Avaliação Operacional: Análise de um Sistema Preditivo para Armamento Acima D’água. Rev. FSA, Teresina, v.14, n.6, art. 9, p. 158-171, nov./dez. 2017.

MORAIS, R. R. Logística empresarial. 1ªed. Curitiba: Intersaberes, 2015.

OLIVEIRA, K.A.; SILVA, S.K.R.; FERRARI, V.S.; MATOS, C.; SOLTOVSKI, R. Simulação do atendimento em uma loja de telefonia móvel utilizando o Software Arena. IN: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 8. 2018. Ponta Grossa. Anais. Paraná: ConBRepro, 2018. p. 1 – 9.

RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Transporte e modais: com suporte de TI e SI. 1ªed. Curitiba: Intersaberes, 2012. 319p.

SALIBY, E. Repensando a simulação: a amostragem descritiva. São Paulo: Atlas, 1989.

SANTOS, A.O.; GARCIA, G.F.R.; ALVES, A.F.; SILVA, N.C.F. Uso da simulação como ferramenta de apoio à tomada de decisões em uma empresa metalúrgica: Estudo de caso. In: Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção,78. 2017. Ponta Grossa. Anais. Paraná: ConBRepro, 2017. p. 1 – 10.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-194

Refbacks

  • There are currently no refbacks.