A técnica Delphi para verificação de consensos. um estudo de caso sobre o perfil necessário para a pós-graduação no “Campo De Públicas” / The Delphi technique for consensus checking. a case study on the necessary profile for post-graduation in the “Public Field”

Jorge Antônio Martins, Lucas Nonato, Bruno Vital

Abstract


Relata-se pesquisa com uso da técnica delphi em oficina sobre técnicas de conclave realizada no primeiro semestre de 2019  na UFRJ para verificação de consensos em torno de expectativas para a pós-graduação no campo de Políticas Públicas e Gestão Governamental de três segmentos desse mercado (professores da pós-graduação, gestores públicos e bacharéis em políticas). Elaborou-se um formulário eletrônico inicial com doze perguntas, tendo sido necessárias duas interações com o Painel de Especialistas em um período de três semanas para serem produzidos consensos entre 75% e 100% (unanimidade), não se verificando diferenças significativas entre as opiniões dos três segmentos abordados. Ao aplicar-se o resultado da pesquisa à proposta recente de um novo curso de pós-graduação na área, verificam-se indícios de inadequação deste às expectativas do mercado e à fundamental abordagem interdisciplinar. A iniciativa insere-se no projeto de pesquisa de Mobile-LAB/UFRJ, que há duas décadas aborda o ensino da interdisciplinaridade para promoção de políticas transversais de mobilidade urbana.


Keywords


Técnica delphi. Consenso. Pós-graduação. Políticas públicas. Gestão governamental.

References


BRASIL. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico. Divisão de Capacitação Tecnológica. Manual de técnicas de conclaves. - 2 ed. – Rio de Janeiro, 1996. 173p. - IPR. Publ. 656.

LINSTONE, H. A.; TUROFF, M. The Delphi method: Techniques and applications. Addison Wesley Newark, NJ: New Jersey Institute of Technology. 2002. Recuperado em março de 2015, de https://web.njit.edu/~turoff/pubs/delphibook/index.html&gt. Acessado em: 30/ Set. 2019.

MARQUES, J. B.V.; FREITAS, D. Método Delphi: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições, Campinas, v. 29, n. 2, p.389-415, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072018000200389&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 26 set. 2019.

MARTINS, J. A. Interdisciplinaridade no “Campo de Públicas”: diagnóstico e perspectivas. Anais do VIII Coninter. Maceió. 2019

MIRANDA, G. J.; NOVA, S. P.; CORNACCHIONE JR., E. B. Dimensões da qualificação docente em contabilidade: um estudo por meio da técnica Delphi. Anais do 12º. Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo. 2012.

MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L.; CUNHA, J. A. C. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da UFSM, v. 6, n. 1, p. 9-24, 2013.

OSBORNE, C., S.; RATCLIFFE, M.; MILLAR, R.; DUSCHL, R. What “Ideas-about-Science” should be taught in school science? A Delphi study of the expert community. Journal of Research in science teaching, 40 (7), 692-720. 2012.

PAIVA, R.V.C; COSTA, D.M.; BORGES, F.R.; FREITAS, M.V.P. Expectativas e frustrações com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. GUAL, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 71-90, maio 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2017v10n2p71. Acesso em 30 Set 2019.

WRIGHT, J. T. C.; GIOVINAZZO, R. A. DELPHI – Uma ferramenta de apoio ao planejamento prospectivo. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 54-65, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-193

Refbacks

  • There are currently no refbacks.