Promoção da saúde integral na educação infantil através da transdisciplinaridade na territorialidade / Promoting integral health in childhood education through transdisciplinarity in territoriality

Lívia Teixeira Costa Silva, Rosiete Pereira da Silva, Cristiane Gomes de Souza, Cláudio Jorge Gomes de Morais, Janne Eyre Araújo de Melo Sarmento

Abstract


O presente trabalho de intervenção foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da região lagunar da cidade de Maceió, inserido na ênfase Psicologia e Processos Educativos, pelo Estágio Supervisionado do décimo período de um curso de graduação em Psicologia. Foi justificado pela demanda de construção de pontes entre os atores educacionais dentro do território em que a instituição está inserida. Sendo anteriormente diagnosticada a dificuldade para a formação e manutenção de vínculos entre os públicos-alvo e a falta de apropriação da instituição pelo território, ou da consideração do território pela instituição, algo que o projeto buscou sanar.  A intervenção permitiu a aproximação entre os diversos atores, que passaram a facilitar integralmente o cuidado da criança em educação infantil.


Keywords


Transdisciplinaridade. Ensino-aprendizagem. Educação Infantil

References


ALEXANDRE, Diuvani Tomazoni, VIEIRA, Mauro Luis. Relação de apego entre crianças institucionalizadas que vivem em situação de abrigo. Psicologia de Estudo, Maringá, v. 9, n. 2, p. 207-217, mai./ago. 2004.

BOWLBY, John. Uma base segura: aplicações clínicas da teoria do apego. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2010.

________. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução 8/2004: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília: Diário Oficial da União, 2004.

GIACOMOZI, Andréia Isabel. A inserção do psicólogo na Estratégia de Saúde da Família e a transição do paradigma em Saúde. Psico, Porto Alegre, PUCRS v. 43, n. 3, p. 298-308, jul./set. 2012.

KLEIN, Melanie. A técnica psicanalítica através do brincar: sua história e significado (1955 [1953]). In: _______. Inveja e gratidão e outros trabalhos (1946-1963). Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MACEIÓ. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para a educação infantil da rede municipal de Maceió. Maceió: EDUFAL, 2015.

TINOCO, Valéria, FRANCO, Maria Helena Pereira. O luto em instituições de abrigamento de crianças. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 28, n. 4, p. 427-434, out./dez. 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-191

Refbacks

  • There are currently no refbacks.